TUDO SOBRE A CASA –

TUDO SOBRE A CASA –

908
2
COMPARTILHE

Os cômodos de uma casa evidenciam muito mais que fixados hábitos domésticos, confluem histórias que trazem à tona evoluções arquitetônicas. A crônica leve e fascinante: “Tudo sobre a Casa”, da jornalista e historiadora espanhola Anatxu Zabalbeascoa, faz uma análise social e antropológica de seis cantos da casa: Cozinha, Quarto, Banheiro, Jardim, Sala de Estar e Sala de Jantar. Na obra, “Tudo sobre a Casa” a jornalista explica de forma atraente fatos interessantes sobre o uso doméstico de móveis e objetos evoluídos ao longo da história.

A crônica une vida privada, arquitetura e tecnologia desde a idade média até nosso cotidiano, revelando costumes dos romanos, que faziam as refeições deitados até serem impostos a se sentarem ao redor de uma mesa! Os reis renascentistas também tinham uma prática incomum aos dias de hoje, eles comiam sozinhos diante de um cortejo de pessoas que permaneciam em pé à sua volta.

A jornalista lembra que até o início do século XX o banheiro não era parte integrante da casa até ser inovado ao ambiente que conhecemos hoje. Segundo Anatxu, as camas também eram construídas de acordo com as necessidades da época, desta forma tinham estruturas elevadas para evitar umidade. “O passado revela mais necessidades do que caprichos por trás das grandes decisões arquitetônicas”, ressalta a autora do livro “Tudo sobre a Casa” .

tudo sobre a casa

As riquíssimas ilustrações de Riki Blanco no livro “Tudo sobre a Casa” consideram bem ao discurso da obra convidando o leitor a se transportar ao cenário da época. Suas imagens enriquecem ainda mais a crônica, enfatizando com precisão aos ambientes passados.

  • Diogo Silva

    Ótima postagem e o site e muito didático com abordagens de grande importância para o tema proposto do mesmo. #like