Paisagista, hoje é o seu dia! 4 de Outubro – Dia do...

Paisagista, hoje é o seu dia! 4 de Outubro – Dia do Paisagista

13475
0
COMPARTILHE
Projeto paisagista de Roberto Burle Marx
Projeto paisagista de Roberto Burle Marx

Paisagista! Nosso Parabéns,

Há pouco tempo (11 de maio de 2012), cerca de um ano atrás a presidente da República Dilma Rousseff, sancionou e publicou no Diário Oficial da União a Lei nº 12.628, que instituiu o Dia Nacional do Paisagista, em 04 de outubro. Agora é oficial!

A Lei  (PL 2036/07), surgiu da proposta de Teodoro Henrique da Silva, presidente da Fiaflora ExpoGarden, juntamente com o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) líder da bancada, Aprovada pela Câmara e pelo Senado.

O projeto de instituir um dia dedicado ao Paisagista surgiu há quatro anos quando Teodoro Henrique da Silva, que sempre esteve em reuniões com profissionais de paisagismo, sentiu falta de um dia especifico para homenagear esses profissionais responsáveis por trazer a natureza para perto do nosso dia a dia, embelezando nossos jardins e florindo nossas praças e parques.

Praça dos Cristais em Brasilia, obra paisagista do Roberto Burle Marx
Praça dos Cristais em Brasilia, obra de Roberto Burle Marx

“Como existem datas comemorativas para vários profissionais de diversas áreas, então por que não ter um dia específico e contextualizado para homenagear os Paisagistas que, além de projetar belos jardins, são profissionais que tem um grande amor pela natureza?”, pergunta Teodoro Henrique da Silva com a intenção de despertar a atenção para o assunto.

Como já conhecia o deputado Jilmar Tatto, que o incentivou com a ideia de instituir o Dia do Paisagista, começaram então as pesquisas sobre todo o universo do paisagismo para compilar o Projeto que deu entrada no Congresso Nacional dia 13 de setembro de 2007.

Para Jilmar Tatto, essa é uma justa homenagem aos profissionais do paisagismo no País. “A instituição desta data, que coincide com o Dia Mundial da Natureza, irá contribuir para a valorização dos profissionais do paisagismo, projetará internacionalmente o nosso país, em razão da qualidade e dos projetos paisagísticos criados por estes profissionais, além de contribuir com o desenvolvimento e crescimento do setor na economia brasileira”, destacou.

Ainda de acordo com Jilmar Tatto, “o paisagismo é uma atividade que contribui com o desenvolvimento turístico das cidades e um dos setores que mais contribui para melhoria da qualidade de vida das pessoas, pela sua forte ligação com o meio ambiente”, frisou Jilmar Tatto.

Um dos maiores Ícones no Paisagismo Brasileiro – Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 — Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo. Seu primeiro projeto de jardim público foi a Praça de Casa Forte, localizada no Recife, cidade natal de sua mãe.

Fonte na Praça do Entroncamento - Recife, Pernambuco, Brasil
Fonte na Praça do Entroncamento – Recife, Pernambuco, Brasil