Brasília – O Moderno e o Antigo em Brasília

Brasília – O Moderno e o Antigo em Brasília

1140
0
COMPARTILHE

Brasília a nossa capital!

Brasília, capital da Republica Federativa do Brasil, que fora erguida entre os anos de 1955 e 1961, graças à ação do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, homem que era mais adiantado, ou melhor, mais avançado que sua época, ou seja, um visionário que encontrou nas mãos de uma promessa de campanha, antes nem sequer prevista pelo plano dos 50 anos em 5, uma forma de se destacar dos outros políticos. E com a ajuda de dois geniais arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, iniciou-se a mais moderna jornada no coração brasileiro.

 Candangos em Brasília

O mais interessante de tudo, é que em uma cidade que fora projetada para ser monumental, onde o uso de meios de transportes é visivelmente forçado aos habitantes, procurando assim fortalecer a importância do novo Brasil moderno no mundo, tudo é iniciado pelo mais simples dos componentes de uma obra, entretanto este é o mais importante. Apesar de suas enormes cúpulas uma pra cima outra para baixo, com duas torres de iguais dimensões ao centro da composição, e toda a imponência da estrutura, podemos observar esta partícula preponderante na edificação, que a fez pouco a pouco surgir, o trabalhador humano, ou melhor, no caso de Brasília, o Candango.

A estas pessoas devemos agradecer pela concretização de uma nova era brasileira, claro que não devemos desmerecer os grandes nomes responsáveis por ela, entretanto estes elementos mais simples, também deverão ser lembrados e reconhecidos. Na imagem claramente temos a diferenciação de dois mundos diferentes, a do novo, moderno, e a dos antigos meios de construção, então você ira pensar, mas em Brasília foi usado concreto armado, vigas invertidas, estruturas internas importadas em aço, verdade, tudo isto foi utilizado, mas quem mexeu o cimento? Quem assentou as pedras de mármore? Quem tijolo por tijolo edificou paredes? Quem pôs pedra por pedra nas calçadas? Esse elemento, cá pra nos, é muito mais muito antigo, aperfeiçoou-se as técnicas e as formas de se ensinar esse elemento, mas ele é quase o mesmo há milênios.

Saiba um pouco mais sobre Brasília