COMPARTILHE

Iluminação Natural – E as muitas formas de se utilizar

Como já vimos num outro post, a iluminação natural é muito importante no dia a dia e é importante prever formas de captar luz natural nos ambientes.

Então resolvemos trazer diferentes e eficientes formas de captar luz natural para os espaços, prezar pela economia de energia e gerar saúde e bem-estar.

Esquadrias 

A mais comum e mais utilizada forma de captação de luz natural são as portas e janelas, que fazem essa função em conjunto com o conforto térmico, ao permitir ventilação. Aqui a criatividade pode ficar solta para você desenhar as mais diferentes portas e janelas que você conseguir.

iluminacao-natural-na-arquitetura-1
Iluminação Natural através das Esquadrias

iluminacao-natural-na-arquitetura-2

Jardins De Inverno

            Além de conectarem o ambiente com a paisagem, ainda são ótimas fontes de luz natural. Para quem gosta de jardins, é uma aposta certa.

Iluminação Natural através dos Jardins de Inverno
Iluminação Natural através dos Jardins de Inverno

Fonte: decorfacil (http://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2015/02/544.jpg)

iluminacao-natural-na-arquitetura-1Fonte: (http://coisaminhacasa.blogspot.com.br/2014/05/banheiro-zen-com-jardim.html)

Iluminação Zenital

Esse tipo de iluminação vem da cobertura e pode ser dividida em __ diferentes formas:

Shed: Aberturas únicas na lateral, e tem melhor desempenho quando orientado a sul para latitudes compreendidas entre 24º e 32º S, no caso do Brasil. Fornece iluminação indireta.

Iluminação Natural Zenital
Iluminação Natural Zenital

Hospital Sarah Kubitschek (fonte: arcoweb)

Lanternin: São duas aberturas em faces opostas, e no Brasil, o melhor desempenho é encontrado quando orientadas no sentido Norte-Sul.

Iluminação Natural Zenital
Iluminação Natural Zenital

Fonte: http://laboratoriodeconfortocau.blogspot.com.br/2013/03/aline-alves-joicymara-samara-e-samela.html

 Clarabóia: São rasgos no sentido horizontal do telhado, preenchidos com material translúcidos. Requerem maior manutenção devido a posição horizontal, e influenciam em relação às questões térmicas.

Iluminação Natural Zenital
Iluminação Natural Zenital

Guggenhein Museum (Foto: Nayara Falcoski)

Prateleira de luz ou Light Shelves

Uma excelente forma de evitar a incidência solar direta e transformá-la em luz natural indireta nos ambientes. São estruturas horizontais que refletem a luz para cima aumentando a área iluminada no ambiente.

iluminacao-natural-na-arquitetura-7Fonte: bioclimaticarquitetura (http://www.bioclimaticarquitetura.com.br/2009/11/repisas-reflectantes-prateleiras-de-luz.html)

iluminacao-natural-na-arquitetura-8Fonte: (http://ideiasdabe.blogspot.com.br/2012/01/sobre-arq-o-que-e-light-shelves.html)

iluminacao-natural-na-arquitetura-9Fonte: http://www.architecturalrecord.com/media/photos/45

Iluminação tubular solar

E para finalizar, uma das formas mais interessantes de trazer iluminação natural para os ambientes. A iluminação tubular solar capta os raios do sol por um domo localizado no telhado, e direciona a luz por um tubo de material metálico até o ambiente a ser iluminado.

iluminacao-natural-na-arquitetura-10Fonte: Téchne (http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/168/sistema-de-iluminacao-natural-tubular-286811-1.aspx)

iluminacao-natural-na-arquitetura-11Fonte: Téchne (http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/168/sistema-de-iluminacao-natural-tubular-286811-1.aspx)

Ainda há outras formas de captar a luz do dia, mas como são muitas, buscamos expor as que permitem mais criatividade e eficiência. Agora é só explorar as diversas formas de iluminar naturalmente e contribuir para a saúde e bem-estar que os ambientes podem proporcionar.