Início Arquitetos Definição de Arquitetura e Seus muitos Significados

Definição de Arquitetura e Seus muitos Significados

11836
0
COMPARTILHE
Definição de Arquitetura
Definição de Arquitetura

Se você esta procurando algo como: Definição de Arquitetura você pode estar no lugar certo, mas não quero dizer que você encontrará a definição propriamente dita. A não ser que você precisa apenas da definição da palavra Arquitetura.

Caso queira apenas a definição da palavra arquitetura lá vai:

Definição da palavra Arquitetura

Arquitetura: 1. Arte de projetar e construir edifícios2. Contextura3. [Figurado]  Forma, estrutura. (Substantivo Feminino)

Se é essa definição de arquitetura que procura tudo bem.

Daqui pra frente o caldo engrossa e possa ser que até mesmo me perca. Então se em algum momento o trem sair dos trilhos “me perdoe”.

Debulhando a Definição de Arquitetura

Definições de Arquitetura
Definições de Arquitetura

Arquitetura é definida pelo dicionário priberam como: Arte de Projetar e Construir Edifícios.

Então refletindo nesta frase podemos dizer que Arquitetura é a junção de duas ações: Projetar e Construir.

Se levarmos em consideração apenas as ações então qualquer coisa que projetamos e construímos pode ser chamado de arquitetura?

Fica a reflexão para este momento, e não pense que esqueci da arte. Pois é ela que faz toda a diferença no contexto dessas duas ações. A Arte de Projetar e Construir.
Vamos aprofundar um pouco na definição da palavra Arte?

Definição de Arte

Arte: 1. Habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional. 2. Conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica. 3. (latim ars, artis, maneira de ser ou agir, conduta, habilidade, ciência, talento, ofício) 4.Preceitos para fazer ou dizer como é devido.

Abrindo a definição da palavra Arquitetura temos um leque agora enorme de definições para Arquitetura. Poderíamos então dizer que:
Arquitetura é a habilidade realizada de forma consciente, controlada e racional com a finalidade de projetar e construir edifícios.

Vamos agora ver diversas definições de arquitetura sob o ponto de vista de: Arquitetos, Críticos da Arte, Poetas, Escritores, Desenhistas…

Definições de Arquitetura

by William Downey, for W. & D. Downey, albumen carte-de-visite, 29 June 1863
Definição de Arquitetura segundo John Ruskin

A arquitetura é uma arte a ser aprendida por todos, pois diz respeito a todos. – John Ruskin

definicao_de_arquitetura_vitruvio
Definição de Arquitetura segundo Vitrúvio

Arquitetura depende de Ordem, Arranjo, Eurritmia, Simetria, Propriedade e Economia. Todos esses aspectos devem ser estabelecidos com a devida referência a durabilidade, conveniência e beleza. A durabilidade estará garantida quando as fundações forem assentadas no terreno sólido e os materiais forem escolhidos com prudência e liberalidade; a conveniência, quando o arranjo dos ambientes for correto e não oferecer o menor obstáculo à sua utilização, e quando cada tipo de edifício for submetido à sua exposição própria e adequada; a beleza,quando o aspecto da obra for aprazível e de bom gosto, e quando seus elementos guardarem a devida proporção de acordo com os princípios corretos da simetria. – Vitrúvio Arquiteto Romano

definicao_de_arquitetura_le_corbusier
Definição de Arquitetura segundo Le Corbusier

A arquitetura é o jogo primoroso, correto e magnífico de massas reunidas na luz. – Le Corbusier

Definição de Arquitetura segundo Bruno Zevi
Definição de Arquitetura segundo Bruno Zevi

Todo aquele que se inicia no estudo da arquitetura deve compreender que, embora uma planta possa ter uma beleza abstrata no papel, as quatro fachadas possam parecer bem equilibradas e o volume total bem proporcionado, o edifício propriamente dito pode revelar-se uma arquitetura pobre. O espaço interno, aquele espaço que não pode ser representado por completo sob forma alguma, que somente pode ser apreendido e sentido por meio da experiência direta, é o protagonista da arquitetura. Apreender o espaço, saber como percebê-lo, é a chave para o entendimento do edifício. Bruno Zevi – Arquiteto e Urbanista Italiano

Definição de Arquitetura segundo Kent Bloomer & Charles Moore
Definição de Arquitetura segundo Kent Bloomer & Charles Moore

Tornou-se claro para nós que a arquitetura é geralmente tida como um sistema altamente especializado munido de um conjunto de objetivos técnicos predeterminados, e não uma arte social e sensual sensível aos legítimos desejos e sentimentos humanos. Tal limitação se manifesta de modo mais alarmante no fato de basear-se em diagramas bidimensionais que enfatizam mais os aspectos quantificáveis da organização do edifício do que as qualidades policromáticas e tridimensionais da experiência arquitetônica como um todo. Kent Bloomer & Charles Moore

definicao_de_arquitetura_noval_whiteA Arquitetura também existe sem necessariamente a assistência de um arquiteto; e os arquitetos criam, por vezes edifícios que não são arquitetura. – Norval White – Arquiteto, historiador de arquitetura e professor.