Pantone Cor do ano 2016: Rose Quartz & Serenity

Pantone Cor do ano 2016: Rose Quartz & Serenity

1642
0
COMPARTILHE
Pantone a Cor do Ano 2016

Cor do ano 2016 – Pantone

Pela primeira vez a empresa Pantone anuncia duas cores em 2016: Rose Quartz e Serenity.

Pantone Cor do Ano 2016

O anúncio foi feito em no dia 3 de dezembro de 2015, onde a empresa saiu dos padrões de escolha de “cor do ano” para “cores do ano” Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919) foram as escolhidas para o ano de 2016.

PANTONE COLOR YEAR 2016

Pra quem não conhece, a Pantone é uma empresa norte-americana que faz uso de um sistema numérico de escada de cores e é famosa desde o ano 2000, sendo uma referência para a industria da moda e designers de todo o mundo, sem falar que nós arquitetos(as)! cor do ano 2016

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute diz:

Juntas, Rose Quartz e Serenity evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor como um abraço e um tom azul claro mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz.

Essas duas cores quando escolhidas elas ditam as próximas tendências na moda e design trazendo a seguinte mensagem: “bem estar e tranquilidade”. cor do ano 2016

Pantone Cor do Ano 2016

A autoridade mundial das cores escolheu estes dois tons suaves pois, tal como mostram no site, o ano 2015 foi marcado por caos, conflitos, redes sociais, e muita rapidez. As duas cores são simbólicas e devem transmitir uma sensação de “equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, igualdade e dualidade”, conforme o texto da empresa. Vão “servir como a expressão de um estado de espírito e de uma atitude”, continua o texto.

 

O Rose Quartz é um “tom delicado que transmite compaixão e compostura”, como explica o instituto. O Serenity é arejado e relembra “o céu azul”, dando a sensação de uma pausa no tempo e “relaxamento mesmo em tempos conturbados”, continua o texto.

Ao mesmo tempo, segundo a vice-presidente da Pantone, Laurie Pressmas, a seleção reflete as recentes discussões sobre igualdades de género e coincide com “movimentos sociais a favor da igualdade e fluidez”, ao misturar as cores tipicamente associadas a cada sexo, segundo o Quartz.

 

Pantone Cor do Ano 2016

A empresa norte-americana, conhecida por criar os padrões das paletes de cores a nível internacional tornou-se uma autoridade para designers e artistas que querem que as cores utilizadas nos seus rascunhos e sketches não sejam alteradas. Em qualquer lugar do mundo, graças à empresa, o código de cores “Pantone 13-1520” vai corresponder ao Rose Quartz.

Fonte: pantone.com.br / westwing