Como desenhar bem à mão livre em Arquitetura

Como desenhar bem à mão livre em Arquitetura

Com desenhar bem à mão livre em arquitetura, trata de um assunto importante para a vida acadêmica e profissional para o Arquiteto.

89532
1
COMPARTILHE
desenhos por Oscar Niemeyer

Como desenhar bem à mão livre em arquitetura?

Quantas vezes você já teve vontade de desenhar bem à mão livre e não conseguiu? De querer aprender a desenhar bem à mão livre e de como poder expressar os seus desenho seja na faculdade ou no escritório? Ou fazer um desenho arquitetônico rapidamente e apresentar para um estagiário ou até mesmo para um cliente sem a necessidade de usar o computador? Ou resolver algo na obra sem a necessidade de utilizar o computador para tirar uma dúvida de projeto e poder expressar através do desenho aquela dúvida ali mesmo ao vivo?

Perguntas como estas acima fazem o profissional de arquitetura ficar com a perna bamba quando se não sabe desenhar bem à mão livre.

Se você passa por dificuldades nesse quesito peço que continue lendo para saber mais sobre como desenhar bem à mão livre.

O desenho feito à mão também ajuda na observação da arquitetura, na assimilação do conhecimento, sua forma construtiva e seus detalhes. Se o arquiteto observa e desenha, ganha maturidade e conhecimento.

De tanto praticar o desenho ele se torna um hábito para o arquiteto, passa a se tornar parte da sua vida profissional. Nos auxilia na fixação da primeira ideia, na solução e na modificação de seus projetos arquitetônicos.

Um pouco da história por trás do desenho à mão livre.

Tudo começa quando se é criança e na forma que somos educados para tal atividade, antes de aprender a escrever, nós desenhamos e não podemos sequer ver uma parede em branco, apesar de pequeninos temos uma forte tendência a pichação dentro da própria casa.

Lembramos também que todos nós tivemos aula de história e na pré-história existiam nas cavernas as pinturas rupestres que era uma forma de se expressar e comunicar antes mesmo de usar a linguagem verbal, assim como eles nós também tínhamos esse desejo de comunicar algo não verbal.

Reflita comigo sendo você arquiteto/estudante: Como expressar um quarto de uma criança por meio de palavras? Você e um cliente frente a frente, como você se sairia?

Sabemos que os homens usam a linguagem do desenho para expressar algo que as palavras por mais bem colocadas que fossem, não alcançariam.

Na antiguidade o desenho era usado para decorar tumbas e templos, principalmente no Egito. Com o passar dos anos, cada um dos povos: Egípcios, Chineses, Japoneses, Americanos desenvolveram um sistema ou técnicas de desenho, lembramos dos gregos e romanos faziam uso de técnicas de desenho para representar seus deuses. Quem nunca ouviu falar da proporção áurea?

Seguindo esse raciocínio o que impede de você desenhar bem e melhor? Como desenhar bem à mão e expressar, representar, explanar, explicar, revelar, apresentar o desenho que está dentro da sua mente?

Continue lendo que chegaremos lá.

Quais são os materiais necessários para um bom desenho à mão livre?

O que precisamos inicialmente para expressar através do desenho aquilo que está em nossa mente?

Lápis e Papel? Caneta e Papel? Tinta e Parede? Dedo e Parede? Dedo e Papel?

Falo assim para que você entenda que antes mesmo de termos lápis e papel (o básico) para desenhar os egípcios fabricavam o papiro para poderem expressar através de sua telas a mensagem que queriam transmitir. Abaixo separei um pequeno vídeo caso você queira saber um pouco sobre a fabricação do papiro.

Como era antigamente no Egito para fazer papiro (espécie de papel)

Percebe-se que a ideia é expressar? Independente do tempo, do material, do clima e de qualquer lá que seja o motivo a ideia principal é expressar através do desenho uma mensagem e se comunicar através dela.

Então se você foi aquela criança que não desenhava bem, ou aquele adolescente que desenhava muito ruim, ou aquele jovem/adulto você não precisa esperar 1 semana ou duas para ter um papiro pronto pra desenhar não é mesmo?

Se você está fazendo arquitetura, certamente você irá precisar fazer um desenho arquitetônico, desenhar um mobiliário urbano, uma fachada, uma edificação… Se está fazendo Design de Interiores irá precisar desenhar um quarto, uma sala, uma cozinha… E se você é designer de produto? Imagine só fazendo tudo isso e dependendo apenas do computador?

Quero que fique bem claro que não estou desmerecendo o uso do software para arquitetura, estou te mostrando que o desenho pode fazer parte do seu dia a dia como arquiteto.

Eu acredito que assim como os grandes arquitetos, antes mesmo de irem para o desenho técnico eles expressavam os desenhos à mão livre.

Veja o exemplo de Oscar Niemeyer quando ele fala do seu processo criativo.

Assim como o Oscar Niemeyer, você poderá fazer uso das técnicas de desenho para expressar aquilo que deseja, seja usando a proporção nos desenhos ou utilizando as técnica de perspectiva com pontos de fuga, um ponto de fuga, dois pontos de fuga que seja!

Para se desenhar bem à mão é necessário conhecer as técnicas de desenho, e ensinar a sua mente a visualizar as coisas de tal forma que você não tenha medo de desenhar, nem deixar que aquelas vozes da sua mente impedirem de você alcançar o seu objetivo que é desenhar bem à mão livre.

Veja abaixo alguns exemplos de desenhos de Arquitetos.

desenho do clube paulistano feito por Paulo Mendes da Rocha
Desenho por Paulo Mendes da Rocha
desenhos por frank gehry
desenhos por Frank Gehry

Tem pessoas que ousam dizer: Eu não tenho o “dom de desenhar” gente, vamos parar com essa conversa fiada, eu sou um dos exemplos que não tem o “dom de desenhar” e continuo tentando até aprender.

Se seu desejo é aprender a desenhar bem eu recomendo que você comece a dominar as técnicas básicas de desenho para aprender a desenhar, seja um desenho em perspectiva, ou um desenho feito a mão, seja um desenho de uma casa, ou um desenho arquitetônico.

Seja ele qual for eu acredito que assim como eu posso escrever algo para as outras pessoas através da palavra (escrita) você e eu possamos desenhar bem à mão livre.

Veja o trailer de um documentário feito sobre os esboços de Frank Gehry (sketches of Frank Gehry)

Agora uma das grandes perguntas é: É preciso saber desenhar à mão antes de se fazer arquitetura?

Esse é um dos maiores questionamentos feitos por estudantes que querem entrar no curso. Dúvida essa que iremos tirar neste momento. Outro questionamento é: Serei um bom arquiteto se não souber desenhar bem à mão livre?

Se você quer saber a resposta continue lendo.

É importante desenhar à mão pois é desta forma que o futuro aluno do curso de arquitetura entra!. Sabemos que durante o vestibular o futuro candidato irá fazer a prova de habilidade específica. Neste caso o desenho à mão livre é mais que necessário! Através desta prova e do seu resultado o futuro aluno poderá cursar arquitetura.

Da mesma forma desenhar é importante para o estudante de arquitetura, onde poderá aplicar o desenho em seus projetos e usá-lo para se expressar diante dos mestres (professores) e colegas do curso, além de usar o desenho em toda a sua carreira.

Você certamente será um bom arquiteto sem saber desenhar bem à mão livre, mas também sabendo desenhar não te fará melhor arquiteto do que quem não sabe desenhar!

Entende o que quero dizer?

desenhar bem à mão livre desenhos por Oscar Niemeyer
desenhos por Oscar Niemeyer

Lembra do vídeo acima quando Oscar Niemeyer faz seus desenhos? De onde ele tira as suas curvas e inspirações?

Pois bem eu te pergunto: É possível fazer algo no computador que se compare aqueles traços saindo de seu próprio corpo, deslizando por sobre o papel a concepção do seu projeto? Sabemos que é possível, mas quanto tempo levaria? Quantos comandos seriam necessários?

Nenhum desses projetos abaixo foram concebidos pelo computador, foram antes concebidos através do desenho à mão.

Sabemos que desde o surgimento da computação gráfica e as diversas interfaces projetuais, ficamos muitas vezes presos aos programas no que diz respeito a concepção de um projeto.

Você não gostaria de expressar um partido arquitetônico no papel e dali tirar todas as ideias para os softwares que você trabalha?

A concepção através do desenho à mão livre em arquitetura é uma das formas mais rápidas de se externar aquilo que está dentro de sua mente.

Se você chegou até aqui neste texto eu tenho uma verdade para te contar.

Diversos profissionais de arquitetura, estudantes de arquitetura, designers de interiores e engenheiros tem grande bloqueio no que diz respeito ao desenho e até acham que é uma complicação poder aprender a desenhar bem à mão livre, enxergam como um grande obstáculo que na verdade reflete muito da falta de empenho e esforço para aprender a desenhar bem à mão livre.

Qual a importância do desenho à mão livre na Arquitetura?

Você não precisará se sacrificar para aprender a desenhar.  Terá apenas que se dedicar com mais tenacidade, assimilando e compreendendo que é preciso praticar, treinar e exercitar esta habilidade, não estou falando em decorar regras, mas sair da caixa de que é possível desenvolver a habilidade de desenho à mão livre!

A simples ação de desenhar é um meio para que você e outras pessoas possam enxergar melhor uma edificação, um objeto ou até mesmo uma área de interiores.

É importante que os arquitetos e estudantes de arquitetura saibam desenhar bem à mão livre, pois é no desenho que você deixará marcas no papel e a sua assinatura. Além de ser uma terapia incrível de relaxamento você poderá desenvolver algo instintivo nos seus projetos de arquitetura e torná-los mais emotivos e ou intelectuais.

Com toda certeza você terá um grande desempenho acadêmico e profissional quando conseguir harmonizar as técnicas de desenho à mão livre ao seu repertorio de arquitetura.

Vídeos: Processo Criativo no desenho a mão Livre – Oscar Niemeyer / Processo de Fabricação do Papiro

curso rápido de desenho à mão livre - banner finalÉ importante saber desenhar antes de se fazer arquitetura? (responda nos comentários)

  • Carlos Júnior

    Papo de Arquiteto, faz ai uma postagem indicando uma configuração de computador adequada para trabalhar com modelagem 3d, render e todos os programas voltados para arquitetura!