7 dicas para saúde ocular como arquiteto

7 dicas [importantíssimas] para saúde ocular como arquiteto

385
0
COMPARTILHE

Saúde Ocular 

Nós como arquitetos devemos ter um cuidado a mais com os nossos olhos, pois é no verão a exposição ao sol é mais intensa, principalmente pra quem mora no norte do país (incluindo as praias nordestinas). Todo mundo lembra de passar o protetor solar (protetor de pele), mas esquece do cuidado que devemos ter também com os olhos, pois os mesmos ficaram expostos a maior luminosidade do ano. Lembram do solstício de verão?

Cuidar da saúde ocular é fundamental para o desempenho do nosso trabalho como arquitetos, e é um hábito que devemos ter a cada dia! Você sabia que a saúde ocular tem relação direta com o nosso estilo de vida e de como nós cuidamos do nosso corpo? Devemos cuidar do nosso corpo como uma verdadeira máquina, ou um projeto feito em BIM! Não deixar para cuidar dele quando os problemas surgirem! Como diz o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

No entanto, quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador, como a maioria dos arquitetos e estudantes de arquitetura e não tem como diminuir a quantidade de horas também não precisa se desesperar por não manter seus olhos adequadamente lubrificados. Os médicos recomendam que pessoas (como é o nosso caso) nessas condições mantenham um umidificador em funcionamento constante no seu escritório e evitem contato direto com as rajadas do ar condicionado.

Então, anote estas 7 dicas para você ter uma visão perfeita até ficar bem velhinho igual ao Oscar Niemeyer:

1. Controle o seu peso

A obesidade leva as pessoas a terem um risco maior de desenvolver a diabetes do tipo 2, que pode fazer surgir a retinopatia diabética – principal causa da cegueira em pessoas com menos de 65 anos. Portanto, tenha controle sobre seu peso e mantenha uma alimentação saudável para que sua visão não seja prejudicada pelos quilinhos a mais.

saude ocular
Saúde Ocular – Controle seu Peso

2. Coma mais peixes

Você já deve ter ouvido falar que os peixes são ricos em ômega-3. Um de seus principais benefícios é reduzir o risco de DMRI – a Degeneração Macular Relacionada à Idade. Sardinha, salmão, atum e arenque são excelentes alimentos com esse ácido graxo extremamente importante para a nossa saúde visual.

saude ocular coma peixes
Saúde Ocular – Ômega 3

3. Faça exercício

Essa é uma dica universal: além de benefícios para seu sistema circulatório, suas articulações e seus músculos, a prática de exercícios também é ótima para a sua visão. Isso porque ela vai reduzir a pressão no seu olho em caso de glaucoma e diminuir o risco de você desenvolver a DMRI.

saude ocular ande de bicicleta
Saúde Ocular – Faça Exercícios

4. Relaxe

Todo mundo sabe que o estresse é um dos principais causadores de problemas no coração. O aumento da pressão arterial causado pelo estresse também tem influência direta no aumento da pressão ocular. Então, já sabe: procure atividades para ficar mais calmo, como meditação, caminhadas, passeios com o seu cão ou até mesmo hobbies relaxantes.

Saúde Ocular - Relaxe
Saúde Ocular – Relaxe

5. Alimente-se bem

Solte o Popeye que existe dentro de você e coma bastante espinafre! O alimento é rico em antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, que diminuem os riscos de doença nos olhos. Outras opções para isso são alimentos verdes (como a couve), ovos, tangerinas, damascos, semente de linhaça e nozes.

Saúde Ocular - Coma Espinafre
Saúde Ocular – Coma Espinafre

6. Pare de fumar

Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. Além de problemas respiratórios e cardíacos, o cigarro também é prejudicial aos olhos. Quem fuma pode desenvolver catarata muito precocemente, além de aumentar os riscos de ter DMRI e outras doenças oculares. Ou seja, largue esse veneno o quanto antes!

Saúde Ocular - Pare de Fumar
Saúde Ocular – Pare de Fumar

7. Proteja seus olhos

Os raios ultravioletas podem acelerar o desenvolvimento da catarata e aumentar o risco de DMRI – sem contar que a exposição direta ao sol pode até mesmo queimar sua córnea e sua conjuntiva. Então, não tenha vergonha de usar bonés e chapéus de abas largas, além de comprar um bom óculos de sol com proteção UV.

Saúde Ocular - Proteja seus Olhos
Saúde Ocular – Proteja seus Olhos

Fonte: www.mnn.com