– 10 Filmes que todo Arquiteto deve Assistir

[FILMES] – 10 Filmes que todo Arquiteto deve Assistir

28533
22
COMPARTILHE
10 filmes que todo arquiteto deve assistir
10 filmes que todo arquiteto deve assistir

Você Arquiteto que tem uma longa jornada de trabalho, até mesmo você estudante de Arquitetura que passa as noites em claro, não sabe o quanto é valioso ter um tempo livre! Pensando neste tempo livre, que por muitas vezes é raro de acontecer, montamos uma seleção com 10 filmes que você deve assistir. O tempo pra nós é precioso, então pra não perder muito o seu tempo, vamos lançar a lista com os 10 filmes que você Arquiteto (ou estudante de Arquitetura) deve assistir!

01 - Metrópolis (1927)

Metrópolis (título original: Metropolis) é um filme alemão de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua “atual”.

(SINOPSE E DETALHES)

Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.

Fonte: Wikipédia / AdoroCinema / imdb

02 - Vontade Indômita (1949)

The Fountainhead (em Portugal, Vontade Indómita; no Brasil, Vontade Indômita) é um filme estadunidense de 1949 do gênero Drama dirigido por King Vidor. O roteiro é da filosofa soviética Ayn Rand, que adaptou seu livro homônimo de 1943.

(SINOPSE E DETALHES)

Howard Roark é um jovem arquiteto idealista e individualista, que deseja realizar um trabalho inovador e sem interferências, mas encontra resistência por parte do articulista do jornal The Banner, Elsworth Toohey, que prefere apoiar arquitetos medíocres e manipuláveis como Peter Keating, o que lhe dá poder de influenciar as obras em construção. Roark fica sem clientes e para não contrariar seus princípios, fecha seu escritório e vai trabalhar como operário em uma pedreira, onde conhece a rica Dominique.

Roark tem a chance de voltar ao seus projetos quando recebe a encomenda de um enorme edifício. Apesar de grande campanha do jornal contra a obra, o proprietário o autoriza a seguir com a construção. Finalizado o edifício e mesmo se impondo como uma grande obra, as pessoas continuam temendo contrata-lo. Ele se sustenta projetando pequenas construções, como postos de gasolina e residências. Até que se torna o maior arquiteto da cidade, embora continue sem receber encomendas públicas em função das campanhas que sofrera. Enquanto Roark ganha prestígio, Keating fica sem trabalho. Ele procura Roark para um projeto de habitação popular e o convence a projetá-lo como se fosse dele. Mas a planta sofre interferência na construção e Roark não hesita em dinamitar a obra, o que o leva a julgamento.

Fonte: Wikipédia / AdoroCinema / imdb

03 - A Vida é um Sopro - Oscar Niemeyer

A Vida é um Sopro – Neste documentário de 90 minutos, Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos, conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado.

Gênero: Documentário
Ano/Produção: 2007/Brasil
Duração: 90 min.

Direção: Fabiano Maciel
Elenco: Chico Buarque de Hollanda, Carlos Heitor Cony, Eduardo Galeano, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Oscar Niemeyer, Nelson Pereira dos Santos, José Saramago, Mario Soares

(SINOPSE E DETALHES)

O filme fala da história de Oscar Niemeyer, um mais reconhecidos e influentes arquitetos brasileiros no século XX. De forma descontraída trata de arquitetura, histórias do arquiteto, luta política e de sua paixão pelas mulheres. É mostrado como Niemeyer revolucionou a Arquitetura Moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de uso do concreto armado, além de seus pensamentos sobre a vida e o ideal de uma sociedade mais justa. No documentário são mostradas belas imagens de muitas de suas obras, a Casa das Canoas, o Palácio do Planalto, a Sede do Partido Comunista Francês, a Universidade de Constantine, o MAC Niterói, entre outras.

A documentary on the life, works and philosophy of a genius and a human being of unique “largesse d’esprit”.

Fonte: Wikipédia / AdoroCinema / imdb

04 - O Homem ao Lado (2009)

O Homem ao Lado (2009) Produção Argentina com lançamento no Brasil em 20 de maio de 2011.

(SINOPSE E DETALHES)

A única residência que o arquiteto suíço Le Corbusier assinou na América, no número 320 do Boulevard 53, na cidade de La Plata, ao sudeste de Buenos Aires, é o cenário da comédia dramática argentina O Homem ao Lado (El Hombre de al Lado, 2009). O filme de Mariano Cohn Gastón Duprat faz por vias tortas uma homenagem ao design cerebral do mestre do modernismo.

Uma das coisas mais comuns de acontecerem no cotidiano é algum desentendimento com o vizinho. Ora pela algazarra em horário inoportuno, ora por se intrometer demais em assuntos particulares. Os realizadores argentinos Gastón Duprat e Mariano Cohn, através do roteiro escrito por Andrés Duprat, iniciam o drama “O Homem ao Lado” discutindo este conflito previsível, mas que receberá desdobramentos inesperados.

A small incident over two neighbors common wall sparks a conflict which affects the intimacy of the view over the chimney; the protagonist sparks a conflict and with paranoiac obsession destroys everyday life.

Fonte: Omelete / AdoroCinema / imdb

05 - Eames – o Arquiteto e a Pintora (2011)

Eames – O Arquiteto e a Pintora (2011) Charles e Ray eram grandes parceiros na criação de projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema. Juntos eles trabalharam nas principais empresas da sua época, incluindo IBM, Westinghouse, e Herman Miller. O trabalho dessa dupla foi fundamental para a história do Design, e interferiu significativamente nos processos históricos desde modernismo até a era do computador.

(SINOPSE E DETALHES)

Charles e Ray Eames são o casal de designers mais importante e influente das artes americanas. Não só eram pessoas fascinantes como construíram uma obra inovadora, moderna, marcando o momento chave do design de produção. A obra de ambos perdura nas nossas vidas. Este documentário de Jason Cohn e Bill Jersey, é feito com uma estética familiar à obra dos Eames, mostra pela primeira vez a extensão e a importância do casal de designers e dos muitos outros que reuniram no grande atelier de Nova Iorque.

The husband-and-wife team of Charles and Ray Eames were America’s most influential and important industrial designers. Admired for their creations and fascinating as individuals, they have risen to iconic status in American culture. ‘Eames: The Architect & The Painter’ draws from a treasure trove of archival material, as well as new interviews with friends, colleague, and experts to capture the personal story of Charles and Ray while placing them firmly in the context of their fascinating times. Written by Anonymous (From IMDB)

Fonte: Filmow / imdb

06 - Meia-noite em Paris (2011)

Midnight in Paris (Brasil/Portugal: Meia-noite em Paris) é um filme de comédia romântica e fantasia, escrito e dirigido por Woody Allen lançado em 2011. É estrelado por Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams. Na semana de 23 de janeiro de 2012 foi indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao Oscar de melhor direção de arte (Anne Seibel e Hélène Dubreuil), melhor direção (Woody Allen) e como melhor filme, além de ter sido o vencedor do prêmio de melhor roteiro original (Woody Allen).

(SINOPSE E DETALHES)

Owen Wilson interpreta Gil, roteirista de Hollywood que está passando férias em Paris com a família da noiva, Inez (Rachel McAdams). Gil adora voltar à Cidade Luz. É lá que se reconecta com a “grande arte”, longe do dia a dia de enlatados encomendados de Los Angeles. Seu sonho era viver nos anos 1920, quando F. Scott Fiztgerald, Ernest Hemingway e Pablo Picasso circulavam por ateliês e cafés da cidade. Certa noite, Gil misteriosamente realiza esse sonho.

Woody Allen adere ao realismo fantástico para discutir uma imagem de Paris que, amargamente, os americanos engoliram ao longo do século 20: é a cidade que prestigia os mestre, um lugar onde artistas sem crédito nos EUA podem se refugiar para ter seu valor reconhecido. Uma cidade-museu. Não deixa de ser irônico: o cineasta que não conseguia financiamento para rodar em Nova York e partiu para uma bem-sucedida turnê de filmes europeus, ao chegar em Paris, debate essa própria acolhida.

Fonte: omeleteAdoroCinema / imdb / Wikipédia

07 - Medianeras (2011)

Medianeras (Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual (título no Brasil) ) é um filme argentino que estreou no Brasil em 2 de setembro de 2011. Foi filmado na Argentina e Espanha com atores de ambos países. A direção é assinada por Gustavo Taretto, tendo como protagonistas os atores Javier Drolas (Martín) e Pilar López de Ayala (Mariana). A história é narrada pelos personagens dos dois atores, que tentam se libertar das amarras da solidão que a cultura virtual e a arquitetura de Buenos Aires acarretaram para portenhos que vivem sozinhos

Quanto à temática central do filme, o diretor Gustavo Taretto explica que quis retratar uma solidão que não é dramática, mas “uma solidão a que já estamos acostumados. De todos os dias. Solidão urbana. A solidão que sentimos quando estamos rodeados de desconhecidos”.

A obra recebeu os prêmios de melhor filme estrangeiro e melhor diretor no Festival de Gramado de 2011.

(SINOPSE E DETALHES)

Martin é um fóbico em processo de recuperação. Pouco a pouco, ele consegue sair do isolamento de seu apartamento e de sua realidade virtual. Ele é um web designer. Mariana acabou de terminar um longo relacionamento. Sua cabeça é uma bagunça, assim como o apartamento onde ela se refugia. Martin e Mariana vivem no mesmo quarteirão, mas ainda que seus caminhos se cruzem eles não chegam a se encontrar. Eles caminham através dos mesmos lugares, mas não percebem um ao outro. Como podem se reunir em uma cidade com três milhões de pessoas? Eles vivem no centro de Buenos Aires, a metrópole que os une e também os separa.

Medianeras (ou pared medianera) é nome dado àquelas paredes sem janelas dos edifícios, também chamadas de paredes cegas. Geralmente, são as paredes laterais de um prédio, que, por sua proximidade com o edifício vizinho, não se pode “abrir janelas”. Muitas vezes, estes espaços são usados para afixar outdoors ou algum tipo de publicidade.

Na Argentina a construção de janelas em paredes medianeras é proibido por lei, ainda assim muitos descumprem a ordem, em busca de mais claridade em seus apartamentos. Naquele país as medianeras são fontes de muitas disputas judiciais. No Brasil também é proibido abrir janelas nestas paredes dos edifícios.

Fonte: filmow / AdoroCinema / imdb / Wikipédia

08 - Tempo de Recomeçar – Life is a House (2001)

Life as a House (Brasil: Tempo de Recomeçar / Portugal: Uma Casa, Uma Vida) é um filme de drama estadunidense de 2001 produzido e dirigido por Irwin Winkler. O roteiro de Mark Andrus concentra-se em um homem que está ansioso para reparar seu relacionamento com sua ex-esposa e filho adolescente depois que ele é diagnosticado com câncer terminal.

(SINOPSE E DETALHES)

George Monroe (Kevin Kline) é um arquiteto de meia idade que descobre repentinamente que está com câncer e tem pouco tempo de vida. Ele então decide aproveitar o tempo que lhe resta para se aproximar de Sam (Hayden Christensen), seu filho problemático e rebelde, bem como fazer as pazes com Robin (Kristin Scott Thomas), sua ex-esposa. Ao mesmo tempo, George decide por construir uma casa, na intenção de deixá-la como herança para Sam.

When a man is diagnosed with terminal cancer, he takes custody of his misanthropic teenage son, for whom quality time means getting high, engaging in small-time prostitution, and avoiding his father.

Fonte: filmow / AdoroCinema / imdb / Wikipédia

09 - A Casa do Lago (2006)

The Lake House (Brasil: A Casa do Lago / Portugal: A Casa da Lagoa) é um filme americano de 2006, do gênero drama e romance, dirigido por Alejandro Agresti e com roteiro baseado no roteiro do filme Siworae de 2000, escrito por Ji-na Yeo e Eun-Jeong Kim.

(SINOPSE E DETALHES)

Kate Forster (Sandra Bullock) é uma médica solitária, que morava em uma casa à beira de um lago. Hoje esta casa é ocupada por Alex Wyler (Keanu Reeves), um arquiteto frustrado. Kate passa a trocar cartas com Alex, com quem mantém um relacionamento à distância por 2 anos. É quando, ao se descobrirem apaixonados um pelo outro, eles buscam um meio de se encontrar.

A lonely doctor who once occupied an unusual lakeside home begins exchanging love letters with its former resident, a frustrated architect. They must try to unravel the mystery behind their extraordinary romance before it’s too late.

Fonte: filmow / AdoroCinema / imdb / Wikipédia

10 - A Origem (2010)

A Origem (no original, Inception) é um filme estadunidense de ficção científica lançado em 2010. Escrito, dirigido e produzido pelo britânico Christopher Nolan, é estrelado por Leonardo DiCaprio, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt, além de Marion Cotillard, Ken Watanabe, Tom Hardy, Cillian Murphy, Dileep Rao, Tom Berenger e Michael Caine. DiCaprio faz o papel de Dom Cobb, um ladrão especializado em extrair informações do inconsciente dos seus alvos durante o sonho. Incapaz de visitar seus filhos, Cobb tem a chance de vê-los em troca de um último trabalho: fazer a inserção, plantar a origem de uma ideia na mente de um rival de seu cliente.

(SINOPSE E DETALHES)

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

A thief, who steals corporate secrets through use of dream-sharing technology, is given the inverse task of planting an idea into the mind of a CEO.

Fonte: filmow / AdoroCinema / imdb / Wikipédia

Você tem algum filme legal que envolva a arquitetura de uma forma especial?

Deixe nos comentários a sua sugestão de filme, adoraríamos saber a sua opinião, e a partir destes comentários faremos outras listas como esta!