Home Mecenas 5 dicas para ajudar na escolha de tomadas e interruptores

5 dicas para ajudar na escolha de tomadas e interruptores

Estes itens são essenciais para funcionamento da parte luminotécnica da casa e também podem ser aliados da decoração

Tanto na construção quanto na reforma a parte elétrica da casa deve ser planejada para suprir a demanda necessária. Vale lembrar que existem amperagens diferentes para aparelhos de baixa e alta potência.

Exemplos de baixa e alta potência:

  • Baixa potência
    • Aparelho de Som Portátil
    • Liquidificadores
    • Microondas
    • Carregadores de celular
    • Aparelhos de DVD
    • Vídeo Games
    • Televisores
  • Alta potência
    • Churrasqueira elétrica
    • Chuveiro elétrico
    • Cafeteiras (Alguns modelos)
    • Ar condicionado Portátil (Delonghi Pinguino‎)

Em arquitetura temos as tomadas do tipo TUG e TUE que são especificadas pelos arquitetos dependendo do nível de serviço contratado. É bom observar o seu contrato está como: Pontos elétricos, mapa de pontos elétricos ou um projeto elétrico.

Diferença entre Pontos elétricos e Projeto Elétrico.

Converse com o seu arquiteto(a) para saber até que nível de detalhamento você irá receber da parte elétrica, pois dependendo da complexidade projetual será necessário de um engenheiro eletricista.

Emanuel Souto

Além de ser parte importante do funcionamento de qualquer residência, tomadas e interruptores podem ser agregados à decoração do ambiente, de acordo com os acabamentos existentes no mercado.

Pensando nas dúvidas que surgem no momento de definir quais itens farão parte do projeto, Willians Santos, gerente de marketing da Simon, empresa especialista em pequeno material elétrico e controle de iluminação, preparou uma lista com 5 dicas essenciais que facilitarão esse processo.

Confira:

Segurança

Esse item deve ser o primeiro a ser avaliado, já que a parte elétrica é imprescindível para manter a segurança da casa. “É importante verificar com um eletricista a quantidade de tomadas que serão utilizadas para não sobrecarregar a rede. Além disso vale escolher empresas que ofereçam garantia e tenham uma boa reputação no mercado”.

Funções

Atualmente existem diversas possibilidades personalizáveis de acordo com cada demanda. “É possível incluir mais do que a tomada elétrica à um interruptor. Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, conseguimos adicionar USB de dados, carregador USB, conector HDMI, entrada para antena de TV e dados, dentre outras opções”.

Aplicação

É comum a instalação próxima a portas, bancadas de trabalho e pias para facilitar a utilização. “Além dos interruptores e tomadas de uso diário, é importante especificar no projeto da casa algumas opções disponíveis para uso esporádico como aquecedores, aspiradores de pó, ventilador e outros equipamentos eletrônicos. Vale lembrar também de incluir uma tomada próximo a cama para facilitar o uso do carregador de celular e abajur, por exemplo”.

Acabamento

O material de fabricação dos espelhos de interruptores precisa de se de qualidade para garantir que o produto permaneça com a mesma aparência com o passar do tempo. “Por ser um item que recebe o toque das mãos diariamente é comum que apresentem sujidades. Porém, as peças com acabamento de qualidade permitem que o consumidor faça a higienização sem manchar as placas e preservar as características estéticas”

Design

Além da função elétrica, as tomadas e interruptores podem ser agregadas a decoração do ambiente. Para isso é importante escolher as opções que combinem com o espaço em que será inserida. “As cores, texturas, acabamentos e materiais devem estar em harmonia com o estilo das paredes e móveis dos ambientes para não destoar do estilo da casa”, finaliza o executivo.