Tamanho das Camas

Tamanho das Camas

21859
0
COMPARTILHE

Camas, sua Origem e dimensões

É de se imaginar que antes do surgimento das camas, o homem pré-histórico deitava e dormia no próprio chão. Também é fácil a percepção de que o ambiente das cavernas úmido e frio, os perigos naturais da picada de um animal peçonhento rastejante, o desconforto, entre outras desvantagens foram motivos naturais para a criação de um local mais apropriado para o descanso.

camas-das-cavernas-pedras
Ilustração Maurício de Souza

Os registros mais remotos do uso de camas, mesmo que de formas arcaicas, foram encontrados nas civilizações egípcia e mesopotâmica. Os egípcios, por exemplo, utilizavam espécies de camas dobráveis de madeira. Este luxo, claro, era destinado apenas aos faraós e seus altos funcionários.

Uma curiosa constatação sobre o uso destes móveis ao longo da história nos leva à civilização dos romanos, os quais passaram a adotar camas semicirculares, postas ao redor de mesas, pois costumavam fazer suas refeições em seus próprios leitos.

Foi só na Idade Média que as camas começaram a ser colocadas em aposentos mais privados, como nos quartos. Os europeus, devido ao inverno rigoroso do velho continente, adotaram uma proteção que os persas já haviam desenvolvido anteriormente: o dossel, uma espécie de cortina apoiada por colunas de madeiras que todos nós já vimos nos filmes de reis e rainhas. Já as camas de ferro começaram a ser produzidas a partir do século XVIII, com uma forte propaganda de que finalmente as pessoas poderiam dormir sossegadas, sem o incômodo de insetos.

1) Qual o tamanho padrão de uma Cama tamanho King Size?

Resposta: O tamanho de cama king é de 193cm de altura por 203cm de largura.

2) Qual o tamanho padrão de uma Cama tamanho Queen Size?

Resposta: O tamanho de cama queen é de 198cm de altura por 158cm de largura.

3) Qual o tamanho padrão de uma Cama tamanho Casal?

Resposta: O tamanho de cama de casal é de 188cm de altura por 138cm de largura.

4) Qual o tamanho padrão de uma Cama tamanho Solteiro King?

Resposta: O tamanho cama de solteiro king é de 205cm de altura por 100cm de largura.

5) Qual o tamanho padrão de uma Cama tamanho Solteiro?

Resposta: O tamanho de cama de solteiro é de 188cm de altura por 88cm de largura.

6) Qual é o maior tamanho de uma Cama Casal Box ou Super Box?

Resposta: A maior cama padrão comercializada é a super box que corresponde ao tamanho King Size.

7) Qual a melhor cama de casal? A grande, a redonda ou a de tamanho normal?

Resposta: Isso depende do gosto pessoal, no entanto, vale lembrar que camas grandes além de mais caras, exigem um investimento maior para a compra de jogos de cama que encaixem perfeitamente à cama.

No caso de camas personalizadas ou redondas, a dificuldade de encontrar os lençóis e jogos de cama é ainda maior, pois não são padrões de mercado.

O ideal é investir em tamanhos que atendam aos padrões brasileiros, como: Solteiro, Solteiro King, Casal normal, Casal Queen Size e Casal King Size. Optando por um desses 5 tamanhos citados, você dificilmente encontrará dificuldades em encontrar os jogos de cama.

8) Como saber o tamanho da minha cama e qual tamanho de lençol devo comprar?

Resposta: Para saber o tamanho exato da sua cama, você deverá medir o colchão. Meça a altura, a largura e o comprimento. Geralmente, as espeficações dos produtos para cama, estão no formato: Largura X Comprimento/Altura X Altura do colchão.

Portanto, se você encontrar as seguintes medidas: 138cm de largura X 188cm de comprimento X 30 de altura do colchão, o tamanho da sua cama é de Casal normal.

O chão era o limite enquanto o homem ainda não havia descoberto uma das suas mais importantes invenções: a cama. Antes de nossos ancestrais desenvolverem a capacidade de construir artefatos, eles deitavan no solo úmido e ficavam sujeitos a inundações e ataques de bichos rastejantes. Na melhor das hipóteses, dormiam sobre peles de animais ou montes de palha. Embora conseguissem maior conforto, permanecia a incômoda proximidade da terra. Era preciso se colocar acima dessas adversidades.

No antigo Egito, as pessoas já conseguiam dormir melhor. Um dos tesouros encontrados na tumba de Tutancâmon é uma cama de madeira dobrável. Acredita-se que o modelo era utilizado em viagens e campanhas de guerra. Sua engenhosidade não se perdeu com o tempo e, ainda hoje, o objeto é facilmente reduzido a um terço de seu tamanho. Mas poucas pessoas tinham acesso a tamanho privilégio. Ao contrário do resto da população, somente os faraós e nobres usavam camas para dormir ou mesas e cadeiras para comer.

Nos séculos seguintes, a cama continuou sendo utilizada não apenas para descanso, mas também como local de refeições. Uma aplicação que teve seu ápice com os romanos, acostumados a celebrar banquetes deitados em divãs semicirculares ou em forma de ferradura, repletos de almofadas.

Com o avanço da Idade Média e a compartimentação dos ambientes da casa, a cama foi recolhida ao quarto de dormir. Para se proteger do frio, os europeus passaram a utilizar um modelo herdado dos persas: o dossel, um leito cercado por colunas de madeira e cortinas de tecido.

Outras sociedades encontraram formas diferentes de repousar. Os índios preferem as redes e os japoneses gostam de futons (colchões espessos e dobráveis) sobre tatames. Ao longo do tempo, o móvel permaneceu com inúmeros usos, todos voltados para o descanso e o prazer. Não é à toa que, em vários idiomas, “ir para a cama” também pode ser sinônimo de fazer amor.