Sua Cozinha e Lavanderia no tamanho que você precisa

Sua Cozinha e Lavanderia no tamanho que você precisa

1100
1
COMPARTILHE
Fotografia por Luis Gomes

Os empreendimentos tem cada vez mais diminuindo as áreas correspondentes às da Cozinha e Lavanderia. Devido à falta de espaço, o que poderia se tornar dois ambientes agradáveis e funcionais, estes espaços podem se tornar ambientes com desconforto para seus moradores. Por isso, o Papo traz algumas dicas para quem deseja obter, com criatividade, um melhor aproveitamento dessas duas áreas em casa ou apartamento.

Fotografia por Luis Gomes
Fotografia por Luis Gomes

Podemos observar que a utilização de equipamentos, como armários e utensílios domésticos, deixaram o espaço elegante e prático. A lavanderia foi colocada discretamente na lateral e de forma completa e equipada. Segundo o arquiteto Douglas Honma, de São Paulo, a utilização dos módulos foi muito importante para a organização e praticidade. “Os módulos prontos foram o ponto-chave em ambos os espaços. Pensamos em cada peça para a melhor otimização da área”, disse o arquiteto.

Ela dispõe de seis módulos. “Garantimos espaço para tudo”, comenta a repórter visual Tatiana Guardian. O paneleiro guarda uma surpresa: o micro-ondas! Bastou um furo no fundo do armário para ligar o equipamento à tomada. Durante o uso, a porta do móvel fica aberta para haver ventilação.

cozinhas pequenas 05
Fotografia por Luis Gomes

A pintura forma peça fundamental para dar um ar alegre e elegante. Douglas Honma ainda ressalta que prefere, em boas parte das superfícies, a pintura do que os azulejos, pois segundo ele, além de simples, se enjoar é mais  barato repintar do que trocar a cerâmica.

Fotografia por Luis Gomes
Fotografia por Luis Gomes

Com apenas 1,50 m de largura, os ambientes têm boa área de circulação: 95 cm. Na cozinha, isso se deve à escolha de armários pouco profundos (52 cm). De acordo com o arquiteto, uma passagem confortável tem pelo menos 85 cm, levando em conta as aberturas das portas de armários.

O piso de porcelanato cinza aplicado na cozinha se repete na área de serviço, proporcionando a sensação de continuidade entre os espaços. Portas de correr (1,50 x 2,10 m cada folha) separam os ambientes. Como são de vidro transparente, a ordem na lavanderia se torna fundamental. Uma forma prática de poupar metragem é instalar a secadora acima da máquina de lavar roupa. Os modelos com câmara de secagem costumam ser mais baratos – este acomoda sete cabides. Apenas 1 m² da parede do tanque tem cobertura de azulejos, o bastante para proteger a alvenaria da água que espirra. As demais superfícies receberam tinta acrílica.

[Fonte]

  • Arq Amanda Marques

    Ótimo post, Emanuel! O Projeto de Móveis é perfeito para solucionar problemas de espaço.
    Aproveito para compartilhar meu trabalho. Desenvolvi um Curso Gratuito de Projeto de Móveis para pessoas que tem interesse em aprimorar seu conhecimento em Projetos de Móveis: http://curso.amcursosonline.com.br
    Obrigada e abraços!