Os empreendimentos tem cada vez mais diminuindo as áreas correspondentes às da Cozinha e Lavanderia. Devido à falta de espaço, o que poderia se tornar dois ambientes agradáveis e funcionais, estes espaços podem se tornar ambientes com desconforto para seus moradores. Por isso, o Papo traz algumas dicas para quem deseja obter, com criatividade, um melhor aproveitamento dessas duas áreas em casa ou apartamento.

Podemos observar que a utilização de equipamentos, como armários e utensílios domésticos, deixaram o espaço elegante e prático. A lavanderia foi colocada discretamente na lateral e de forma completa e equipada. Segundo o arquiteto Douglas Honma, de São Paulo, a utilização dos módulos foi muito importante para a organização e praticidade. “Os módulos prontos foram o ponto-chave em ambos os espaços. Pensamos em cada peça para a melhor otimização da área”, disse o arquiteto.
Ela dispõe de seis módulos. “Garantimos espaço para tudo”, comenta a repórter visual Tatiana Guardian. O paneleiro guarda uma surpresa: o micro-ondas! Bastou um furo no fundo do armário para ligar o equipamento à tomada. Durante o uso, a porta do móvel fica aberta para haver ventilação.

A pintura forma peça fundamental para dar um ar alegre e elegante. Douglas Honma ainda ressalta que prefere, em boas parte das superfícies, a pintura do que os azulejos, pois segundo ele, além de simples, se enjoar é mais barato repintar do que trocar a cerâmica.

Com apenas 1,50 m de largura, os ambientes têm boa área de circulação: 95 cm. Na cozinha, isso se deve à escolha de armários pouco profundos (52 cm). De acordo com o arquiteto, uma passagem confortável tem pelo menos 85 cm, levando em conta as aberturas das portas de armários.
O piso de porcelanato cinza aplicado na cozinha se repete na área de serviço, proporcionando a sensação de continuidade entre os espaços. Portas de correr (1,50 x 2,10 m cada folha) separam os ambientes. Como são de vidro transparente, a ordem na lavanderia se torna fundamental. Uma forma prática de poupar metragem é instalar a secadora acima da máquina de lavar roupa. Os modelos com câmara de secagem costumam ser mais baratos – este acomoda sete cabides. Apenas 1 m² da parede do tanque tem cobertura de azulejos, o bastante para proteger a alvenaria da água que espirra. As demais superfícies receberam tinta acrílica.
[Fonte]