Semana de novidades no Rio Academy – Jaime Lerner

Semana de novidades no Rio Academy – Jaime Lerner

160
0
COMPARTILHE

Espera aí. É tanta novidade que fica difícil resumir. Tem o Graphisoft Lab, fruto de uma parceria do Rio Academy com a Graphisoft; um bônus de R$40,00 da Über para quem for até o MAM nos dias do evento e tem o Jaime Lerner. Vou falar deste último, e nos próximos dias falamos das duas outras ações, que nos pegaram de surpresa na semana.

Já dei no Twitter e no Facebook a confirmação do Jaime lerner como conferencista no dia 21 de julho. Uma tacada de mestre do Rio Academy. Chamado de ‘arquiteto de sonhos possíveis’, de ‘realizador de sonhos’, Jaime Lerner é um verdadeiro exemplo de que nós, arquitetos, urbanistas e designers, podemos, sim, influenciar no futuro de nossas cidades e transformar nossas vidas e nosso contexto. Nós temos ferramentas para isto.

Jaime Lerner

RioAcademy_jaimelerner

Jaime Lerner tinha só 33 anos quando ocupou o cargo de prefeito pela primeira vez – foram 3 ao todo. Foi nesta época que, em apenas 72 horas, transformou a antiga e movimentada Rua 15 de Novembro numa área para pedestres, a Rua das Flores. Venceu todo tipo de resistência com bom humor, como quando forrou o novo calçadão de papel e chamou crianças para desenhar, desmobilizando a carreata organizada para protestar contra a obra. Driblou os custos dos serviços de manutenção dos parques introduzindo ovelhas que comeriam a grama, produziriam esterco para os fazendeiros locais e divertiriam as crianças e visitantes.

À frente de uma equipe multidisciplinar competente, projetou novo plano piloto para a cidade, explorando a visão de uma cidade sustentável e conectada. Para implementar essa visão, criou o BRT (Bus Rapid Transit), ampliou espaços verdes e conduziu, de maneira pioneira, esforços de reciclagem e de educação para o meio ambiente.

Tudo o que ele fez era completamente diferente das tendências dominantes no mundo inteiro, e seus projetos provaram que vinham na direção certa. O conceito BRT se espalhou pelo mundo, com 168 cidades operando linhas BRT que transportam mais de 31 milhões de pessoas todos os dias. A ampliação das áreas verdes de 1 para 52 m² quadrados por habitante posicionou Curitiba como a terceira cidade mais verde do mundo, em 2007. Hoje, a proporção é de 64,5 m². Até hoje Curitiba vem mantendo elevados níveis de qualidade do ar e de segurança viária. De 1975 a 1995, o PIB de Curitiba aumentou 75% a mais do que o estado geral do Paraná, e 48% a mais do que o PIB do Brasil como um todo. A cidade tornou-se um local atraente para as indústrias multinacionais, da fabricação de automóveis à tecnologia da informação.

Jaime Lerner pensa nos espaços urbanos considerando as necessidades de todos, e a urgência de transformarmos as cidades em lugares mais sustentáveis, seguros e habitáveis. Além dos inúmeros prêmios que ele ganhou, Jaime Lerner foi apontado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela revista Time, em 2010. Rio Academy promovendo educação para o futuro. Você tem que ficar por dentro.

O Fórum de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy acontece no MAM Rio, de 20 a 26 de julho. Jaime Lerner fala dia 21.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: [email protected] / +55 (21) 976278424 / Letícia Mattos
Informações e inscrições: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy
Youtube: https://www.youtube.com/c/RioAcademy2015