RIO DE JANEIRO ENTRA PARA O CALENDÁRIO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA COM O...

RIO DE JANEIRO ENTRA PARA O CALENDÁRIO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA COM O FÓRUM RIO ACADEMY

177
0
COMPARTILHE

Parte das comemorações dos 450 anos da cidade, o evento reunirá grandes nomes
da arquitetura mundial entre os dias 20 e 26 de Julho de 2015 no MAM.

Poucos lugares no mundo seriam tão ideais como o Rio para discutir o futuro das grandes cidades em países emergentes. Com toda a sua diversidade, prestes a sediar as Olimpíadas e à espera de grandes mudanças, o cenário oferece conteúdo suficiente para uma ampla reflexão sobre a produção de arquitetura e urbanismo de uma forma global.

A partir deste contexto, o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo reúne um time de Pritzkers e outros arquitetos de renome, acadêmicos e profissionais de diversas áreas entre os dias 20 e 26 de Julho, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Produzido pelo Rio Academy, o evento, que faz parte das comemorações de 450 anos do Rio de Janeiro, debate soluções para a cidade e premia os melhores projetos desenvolvidos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rio.academy.

A exemplo de experiências mundiais como o Grand Paris, o Berlin Agenda 21, o Istanbul Digital City ou o Randstad 2040, o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo propõe aliar a reflexão sobre a experiência e a proposição efetiva de soluções arquitetônicas e urbanísticas para as cidades, apresentando-se como relevante parceiro na busca da sustentabilidade na vida contemporânea.

RIO ACADEMY

Composto por dois dias de conferências e cinco de workshops, o evento é aberto a todos os interessados no tema central: O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes. O primeiro dia de conferências conta com a participação de Paulo Mendes da Rocha, único brasileiro vivo detentor do Prêmio Pritzker, a maior premiação da arquitetura mundial; Bjarke Ingels Group (BIG), escritório baseado em Copenhague e Nova Iorque, detentor de diversos prêmios; Triptyque Architecture, agência sediada em São Paulo e Paris, reconhecida mundialmente; e Alejandro Aravena, reconhecido por seu trabalho de urbanização de favelas e exposto no MoMA de Nova Iork.

O segundo dia de palestras apresenta Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, que transformou a cidade em referência nacional e internacional em planejamento urbano; Giancarlo Mazzanti, responsável pelo reconhecido projeto Biblioteca Parque España, na Colômbia; Reinier de Graaf, responsável por projetos de edifícios e master plans na Europa, Rússia e Oriente Médio, incluindo a recente Sede G-Star em Amsterdã (2014); além de Elizabeth e Christian de Portzamparc, com uma dupla abordagem sociológica e arquitetônica. Detentor de diversos prêmios, Christian foi, em 1994, o primeiro arquiteto francês a receber o Prêmio Pritzker.

Norteados pela legenda “Observe, Aprenda, Produza”, os dias de workshop serão destinados à produção de propostas para o Rio de Janeiro, com o objetivo de estimular a participação ativa de arquitetos, urbanistas e designers no redesenho da cidade. Durante a manhã, profissionais convidados compartilharão suas experiências, enquanto a tarde será usada para aplicar os conhecimentos na prática. Os Talkers ficarão disponíveis após suas apresentações para ampliar reflexões, aconselhar e orientar. Todo este processo será realizado no “Puxadão do MAM” espaço construído com materiais reaproveitáveis, montado na parte externa do museu.

A equipe de Talkers é formada pelo escritório Rua Arquitetos, além de Washington Fajardo, Fleshbeck Crew, Marcello Dantas, Studio Schwitalla, Jorge Jáuregui, entre outros. Os participantes devem escolher um dos cinco subtemas do Fórum e desenvolver seus projetos. São eles: Patrimônio arquitetônico; Mobilidade urbana; Urbanismo espontâneo/Cidade informal; Soluções efêmeras e Desigualdade social. Os participantes podem trabalhar individualmente ou em grupos de até 5 pessoas.

Os trabalhos serão selecionados por um júri especializado e o resultado será divulgado no dia 26, domingo, último dia de Fórum. Os primeiros colocados de cada subtema recebem o valor de R$ 3 mil . Além disso, os três primeiros colocados de cada subtema terão seus projetos levados para a Prefeitura do Rio e publicados em um livro. Eles também recebem entrada grátis no próximo Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.

Palestrante do evento, Carolina Bueno, da agência Triptyque Architecture, destaca o quanto a união de palestras e workshops pode ser produtiva. “O que é único neste Fórum é a produção. Teremos a parte de conteúdo e o momento de produção, onde a turma vai conseguir colocar em prática e traduzir, e absorver o que foi falado, discutido, incitado. E isso é especial”, afirma.

Já o arquiteto Guilherme de Sá, um dos organizadores do evento, aponta para a importância desta colaboração em um momento onde a cidade do Rio de Janeiro passa por transformações urbanísticas: “A arquitetura tem o objetivo de transformar o espaço para tornar a vida das pessoas que ali habitam o melhor possível. Sendo assim, o evento pretende gerar uma apropriação, um senso de pertencimento nos cidadãos em relação à cidade do Rio. Queremos que as pessoas sejam participantes do todo”, explica.

SERVIÇO
Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo
20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: [email protected] / +55 (21) 3217-8910 / Raquel Pedroza
Informações e inscrições: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015