RIO ACADEMY PROMOVE ENCONTRO COM GRANDES ARQUITETOS E URBANISTAS

RIO ACADEMY PROMOVE ENCONTRO COM GRANDES ARQUITETOS E URBANISTAS

549
0
COMPARTILHE

RIO ACADEMY PROMOVE ENCONTRO COM GRANDES ARQUITETOS E URBANISTAS

Não é todo dia que você tem a chance de ouvir de perto ganhadores do prêmio máximo da arquitetura, o Pritzker, arquitetos de renome e profissionais de destaque, e com eles refletir sobre o futuro das grandes cidades de países emergentes. São raras as ocasiões em que você pode participar de uma conversa e uma experiência de trabalho com profissionais de vanguarda na arquitetura, urbanismo e artes e acadêmicos experientes, com a oportunidade de formular propostas para questões cruciais de sua cidade e submetê-las à avaliação de um juri.

Isto é o que o Rio Academy 2015 vai nos dar em julho próximo, estreando como amplo fórum internacional de arquitetura, urbanismo e artes, exatamente quando comemoramos os 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro e os 50 anos do Parque do Flamengo. A exemplo de experiências européias como o Grand Paris, o Berlin Agenda 21, o Istanbul Digital City ou o Randstad 2040, o Rio Academy se propõe a ser um parceiro na busca da sustentabilidade da vida contemporânea nas grandes cidades. E nada mais adequado, portanto, do que estrear com o seleto elenco de convidados das Conferências e dos Workshops.

Os conferencistas serão ninguém menos do que o Pritzker Paulo Mendes da Rocha, o escritório Triptyque, Reinier de Graaf, Kay-Uwe Bergmann do B.I.G., Alejandro Aravena, e Giancarlo Mazzanti, abrindo o evento nos dias 20 e 21 de julho. Haverá tradução simultânea para inglês e português, com vagas limitadas.

De 22 a 26 de julho, o Workshop O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes reunirá grupos de trabalho em cinco sub-temas: Patrimônio Arquitetônico, com o objetivo de repensar as diferentes dimensões do Parque do Flamengo; Soluções Efêmeras, buscando alternativas de ocupação temporária dos espaços urbanos; Urbanismo Espontâneo / Cidade Informal, pesquisando soluções para a integração entre o crescimento espontâneo e a malha urbana formal; Mobilidade Urbana, em busca de soluções eficazes para um dos principais problemas da cidade e, finalmente, Desigualdade Social, para se pensar espaços de uso comum que contribuam para se democratizar a cidade. Talkers como Washington Fajardo, Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA, Jorge Mario Jáuregui (Argentina), Clóvis Cunha, Studio Schwitalla e Marcello Dantas e vão inspirar os inscritos no Workshop. Os Talks se encerram com o coletivo de placemaking criativo Flesh Beck Crew. As vagas serão também limitadas.

Os melhores trabalhos produzidos nos Workshops, selecionados por um juri de peso, serão entregues à Cidade do Rio de Janeiro pelo seu aniversário, em cerimônia de encerramento e premiação.

Pense nos benefícios de participar desse fórum, e se inscreva! Estaremos esperando você com o melhor da arquitetura mundial.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: [email protected] / +55 (21) 97651 4826 / Letícia Mattos
Web: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015
Inscrições através do site – 2º lote até dia 20/05/15