RIO ACADEMY: DEBATE GRATUITO DISCUTE A REDUÇÃO DO ESPAÇO DOS CARROS

RIO ACADEMY: DEBATE GRATUITO DISCUTE A REDUÇÃO DO ESPAÇO DOS CARROS

600
0
COMPARTILHE
Alejandro Aravena

RIO ACADEMY: DEBATE GRATUITO DISCUTE A REDUÇÃO DO ESPAÇO DOS CARROS

Fruto de parceria entre o Rio Academy e a revista ÉPOCA, debate reúne os arquitetos Jaime Lerner, Alejandro Aravena e Gustavo Penna

O Rio Academy fechou parceria com a revista ÉPOCA e apresenta o evento Debates & Provocações, que discute a Redução do espaço dos carros, em favor de ciclovias e calçadas mais largas. Parte da programação do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, o evento conta com a participação dos arquitetos Jaime Lerner, Alejandro Aravena e Gustavo Penna, com mediação de Marcelo Moura, editor da ÉPOCA premiado por reportagens sobre mobilidade urbana. O debate é aberto ao público (com prioridade para inscritos no Fórum e assinantes da ÉPOCA) e acontece no dia 21 de julho, às 11h, no Vivo Rio, junto ao Museu de Arte Moderna.

A partir do tema O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo reúne um time de Pritzkers e outros arquitetos de renome, acadêmicos e profissionais de diversas áreas entre os dias 20 e 26 de Julho, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Produzido pelo Rio Academy, o evento, que faz parte das comemorações de 450 anos do Rio de Janeiro, debate soluções para a cidade e premia os melhores projetos desenvolvidos. As inscrições para o Fórum estão abertas e podem ser feitas pelo site www.rio.academy.

O tema:

Desde o fim da década de 1970, cidades como Santiago, Curitiba, Rio de Janeiro e Paris passaram a diminuir o espaço destinado aos carros, em vez de apenas abrir e alargar pistas. O marco é a interdição da região da Times Square, em Nova York, iniciado em 2013, com conclusão prevista para este ano.

Os debatedores:                                                                    

Jaime Lerner

Arquiteto e urbanista, recebeu o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Premio Volvo Environment Prize 2004. Em 2010 foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo.

Jaime
Jaime Lerner

Alejandro Aravena

Formou-se em Arquitetura pela Universidad Catolica de Chile em 1992. Foi laureado com o Prémio Mundial Zumtobel (2014); o Prêmio Index da Dinamarca (2011); o Leão de Prata da XI Bienal de Veneza (2008); a Medalha de Arquitetura Erich Schelling (2006) e a Medalha do Bicentenário (2004). Seu trabalho foi destaque da Bienal de São Paulo (2007), da Trienal de Milão (2008), da Bienal de Arquitetura de Veneza (2008 e 2012). Ele foi exposto no MoMA de Nova York (2010) e na Galeria MA de Tóquio (2011).

Alejandro Aravena
Alejandro Aravena

 

Gustavo Penna

Arquiteto e urbanista, Gustavo Penna é ganhador de prêmios como World Architecture Festival e Architizer. Ex-professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (de 1977 a 2009), é diretor do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, responsável por projetos como a reforma do estádio Mineirão para a Copa do Mundo de 2014.