Requalificação no elevado da Av. Augusto Montenegro, Belém/PA

Elevado da Avenida Augusto Montenegro

JUNTE-SE A MAIS DE 24.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

O objetivo deste projeto consiste na análise morfológica dos espaços residuais urbanos na cidade de Belém do Pará, um estudo de caso no elevado da Av. Augusto Montenegro.

Com a finalidade de reestruturação do espaço subutilizado, a fim de torná-lo um lugar mais atrativo para a comunidade e demais vizinhanças, além de contribuir para melhoria na qualidade da paisagem urbana da cidade.

Arquitetos: Angelo Giovani
Escritório: Angelo Giovani Arquitetura e Urbanismo.
Colaboradores: Érica Monteiro, Rafaela Verbicaro  
Ano: 2019
Fotografias: Angelo Giovani
Fabricantes: AutoCad, SketchUp e Vray 3.4

Comparativo entre o proposto na Requalificação de espaços residuais urbanos no elevado da Av. Augusto Montenegro, Belém/PA.
Requalificação de espaços residuais urbanos. Estudo de impacto no elevado da Av. Augusto Montenegro, Belém/PA.

Estudo de Caso: Elevado da Av. Augusto Montenegro

Com o crescimento urbano acelerado, nota-se que cada vez mais os veículos motorizados veem tomando conta dos espaços que anteriormente eram destinados aos pedestres, ocasionando uma série de conflitos entre carros e pessoas.

Onde, a partir desse crescimento, percebe-se que os veículos estão inseridos de maneira crescente e maciça no contexto urbano das pequenas e grandes cidades, jogando os pedestres para as calçadas estreitas e sem vida.

Requalificação de espaços residuais urbanos. Estudo de impacto no elevado da Av. Augusto Montenegro, Belém/PA.

Contudo, é muito comum na cidade de Belém do Pará, nos depararmos com ruas sem nenhum tipo de interação com a comunidade, tanto pela ociosidade que elas causam, ou simplesmente pela falta de caminhos atrativos com o uso de mobiliário urbano adequado que as mesmas não apresentam.

Requalificação de espaços residuais urbanos. Estudo de impacto no elevado da Av. Augusto Montenegro, Belém/PA.

Diante dessa análise, o presente trabalho busca apresentar uma proposta de requalificação para o espaço residual urbano localizado na Av. Augusto Montenegro, o elevado José Afonso, cuja zona inferior atualmente funciona como um estacionamento a céu aberto para veículos motorizados.

“zona inferior atualmente funciona como um estacionamento a céu aberto para veículos motorizados.”

A edificação presente no contexto urbano da cidade, caracteriza-se como um espaço residual urbano, ou seja, uma área subutilizada proveniente do desenvolvimento urbano, a qual não apresenta função social para a cidade.

Requalificação

Sendo assim, a partir dessa analise o vigente trabalho tem por objetivo a análise morfológica de um espaço residual urbano na cidade de Belém, cuja ênfase é dada para o estudo de caso no elevado da Av. Augusto Montenegro, com a finalidade de reestruturação do espaço subutilizado, a fim de torná-lo um espaço mais agradável para a comunidade e demais vizinhanças.

Localização do Trabalho

Endereço: Av. Augusto Montenegro, Belém/PA

Elevado da Av. Augusto Montenegro

1 Compart.
Compartilhar
Twittar
Pin1
WhatsApp