Home COLUNAS Quando ​renders ​podem virar uma PERDA DE TEMPO…

Quando ​renders ​podem virar uma PERDA DE TEMPO…

Eu sei: quem já me acompanha há algum tempo deve estar me chamando de louco nesse exato momento.

Consigo imaginar, inclusive, você me proferindo a seguinte indagação:

“Thiago, você já me mandou uma centena de e-mails falando sobre a importância de entregar ​renders ​de qualidade, para agora me dizer que isso tudo é uma perda de tempo?!”

É isso mesmo. Você ​pode sim estar perdendo seu precioso tempo na produção dessas imagens. Sabemos que, com o avanço do mundo digital, tudo ficou infinitamente mais rápido. As pessoas querem tudo para ontem e o mundo da arquitetura não fica de fora dessa.

Onde, antes, tínhamos reuniões para conversar sobre o projeto de uma casa, hoje temos o cliente mandando referências no Whatsapp em tempo real, aproveitando a mesma mensagem para perguntar quando serão enviadas as imagens atualizadas. Antes, o cliente vinha até o escritório com horário marcado. Hoje, ele invade o seu celular sem mesmo pedir “com licença”.

Há quem diga que isso precisa mudar, e logo. Eu concordo parcialmente. Penso que, sim, temos que impor alguns limites, pois caso contrário vivemos para o trabalho sem mesmo perceber o quanto ele nos consome.

Por outro lado, precisamos ser um tanto quanto camaleões e nos adaptar a essa nova situação. Se você demorar dez dias para fazer o que o seu concorrente faz em dois, o seu serviço tem de ser muito, mas muito melhor do que o dele.

Caso contrário, é uma questão de tempo para você ser engolido pelo mercado. É aí que entra o título desse texto. Ainda vejo muitos profissionais utilizando softwares convencionais para atingir a mesma qualidade de renderização, ou até inferior, daquelas que conseguimos com softwares muito mais rápidos e dinâmicos.

Se eu te falar que a imagem abaixo foi renderizada no Lumion, em 27 segundos, você acredita? Com iluminação e tudo!

Render de 27 Segundos – Lumion

Em muitos softwares que eu conheço, e que já usei no período da faculdade, inclusive, ela demoraria pelo menos umas duas horas para ser produzida. Nesse momento, tenho certeza que deve ter alguém aí que está pensando: “ah, apenas duas horas a mais, não dá nem um
turno de trabalho…”

Ah, é? Experimente multiplicar essa diferença para um pacote de 6 imagens externas e outras 6 internas…

Não deixe o ato de renderizar se tornar uma perda de tempo para você. Se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade das imagens renderizadas, te convido a dar uma olhada na minha página no Instagram, em @costathiago.work. E se você quer ​aprender a produzir
imagens com essa mesma qualidade, siga me acompanhando que em breve te trarei todas as informações que você precisa.

Um grande abraço!

Acesse o conteúdo Gratuito sobre Lumion e Revit