COMPARTILHE

Qual a diferença entre Arquiteto e Engenheiro? E você sabe?

Engenheiros x Arquitetos – A diferença (Vídeo)

Assista o vídeo no YouTube

Provavelmente, você que é da área da construção civil, mais precisamente da Engenharia e da Arquitetura já ouviu essa pergunta: Qual é mesmo a diferença entre engenheiros e arquitetos?

Eu gostaria, é claro, de ir um pouco na legislação brasileira que regulamenta ambas as profissões. Como sempre, vai ter um achando jeitinhos nas leis, eu resolvi então desenvolver a minha definição pra entendidos e leigos: Defino Arquiteto e Engenheiro respectivamente como:

“O que fazer” e “Como fazer” Em outras palavras “O Arquiteto desenvolve o que será feito. O engenheiro resolve como será feito.”

Arquitetos são treinados para CRIAR, CONCEBER, MANIPULAR A FORMA E O ESPAÇO.

Engenheiros são treinados para resolver como construir aquilo que se está no projeto. Quanto aos Arquitetos, não se trata de beleza como pensa o senso comum, filho. Pelo menos não somente de beleza.

Diferença entre arquiteto e engenheiro (3)

Quando o sujeito analisa: posição geográfica, incidência de raios solares, direção e circulação dos ventos dentro e fora do prédio, condições do solo, e até a viabilidade no entorno, eu posso te assegurar que não é com beleza que ele ta preocupado. Mas no final tem que ficar lindo mesmo. A visão tem q ser mais gostosa Paola que a Oliveira de langerie.

“O Arquiteto precisa pensar nisso tudo pra fazer uma casa?”

Na verdade isso é a base do nível básico. Eles podem projetar e calcular a estrutura, realizar projetos complementares, como hidrossanitários, projeto de incêndio, a depender do tipo de projeto. Fazer aquilo ficar de pé e com segurança é necessário.

Diferença entre arquiteto e engenheiro (2)

A grade do curso dos dois são bem diferentes. Por isso aceitem: engenheiro não deve se meter a projetar. O cara vê quase nada de Arquitetura. E arquiteto, digo, qualquer arquiteto, também não deveria se meter a fazer o trabalho de engenheiro.

 

Cada um que use suas ferramentas, rapá. Ta pensando que é o que? A porra lá do Avatar dobrador de todos os elementos pra dominar tudo?

“Ah, Hellbinho… você diz que não pode? Apois eu tenho um tio que é engenheiro…”

Esse canal Adverte: Estamos coloridamente cagando, com trilha sonora e tudo, se vc é engenheiro e já assinou uma plantinha um projeto arquitetônico. Estamos vorazmente cagando se vc é arquiteto e já fez um projetinho de hidrossanitário e se arriscou num estrutural aqui ou ali. É um problema sexual seu e do inocente que deixou você fazer. Afinal, o engenheiro deve saber AutoCAD e sabe tranpor uma plantinha do Google, se não for muito burro.

Diferença entre arquiteto e engenheiro (5)
Diferença entre arquiteto e engenheiro

Aí você me pergunta: Ah, mas se o engenheiro tb pode assinar uma planta… para que eu preciso de um Arquiteto se eu posso escolher uma planta do meu gosto na internet e contratar o engenheiro pra construir?

… Brother. Ta aí. Minha vida é uma mentira.

E essa é apenas a ponta do iceberg que é o problema de ser fazer um projeto sem contratar um Arquiteto. Brother! A Arquitetura é um marco físico na sociedade. Um prédio poderia ser assim:

Diferença entre arquiteto e engenheiro (7)
Diferença entre arquiteto e engenheiro

Mas alguém é foi pago pra deixar ele foda assim:

Burj Al Árabe
Burj Al Árabe

 

 

“Mas o arquiteto só desenha” Então o engenheiro só faz as contas. Simples assim ou tu queria que os dois fossem trabalhar de servente na obra pra ter direito de dizer que fez?

Talvez você não saiba, há muitos anos, Arquiteto e Engenheiro foram uma só coisa. Essa briguinha que você acredita que existe é coisinha de estudantes dos primeiros períodos de ambos os cursos.

Brigas bobas entre estudantes de arquitetura e engenharia
Brigas bobas entre estudantes de arquitetura e engenharia

As piadinhas sim, são boas. Aprenda a rir e seja feliz. Conceitos que você precisa abandonar:

“Engenheiro projeta e arquiteto decora.”

Mano do céu… Projeto arquitetônico vindo de engenheiro é tão bom quanto uma dança sensual no polidance… com o Jô Soares.

“O cara que faz Arquitetura é viado”

(logo, homens que fazem engenharia são, além de muito machos, fiscais de cu)

(essa galera vive chamando a gente de gay, mas são eles que fazem a coisa ficar de pé…) ba tun tssss!

“Não foi homem suficiente pra fazer Engenharia…”

Eu só posso concluir que Engenharia tem uma prova de habilidade específica: você coloca o cara numa sala cheio de macho sarado. Se ele resistir de não dar pra nenhum, passou.

“Esse vai dar a um bom engenheiro.”

“Todo Arquiteto queria, na verdade ser engenheiro.”

O malandro que nasceu pra ser engenheiro não se cria em Arquitetura.

eu sou rica

Só se for na sua mente esquizofrênica, estudante. Coisinha carente de poder. Deus não gosta disso. Você, estudante de engenharia civil que pensa isso, eu até indico que você compre um cachorrinho pra vc brincar que manda em alguém. Aí supre isso…um pouco.

  • Angel Five

    Muito legal, mas deixa eu alimentar a treta:
    No vídeo foi foram tratadas as profissões de forma muito generalizada. Um arquiteto tem competência suficiente para executar pequenos projetos, assim como engenheiros podem projetar obras magníficas, geralmente quando são de grande porte. Sendo assim, chega desse pensamento de que Engenheiros não têm criatividade, pois a capacidade de criação é logo associada à engenheiros de modo geral. De mesma forma, devemos ser cientes de que na arquitetura é desenvolvida a habilidade em projetar, logo, por dever, devem ser melhores nesta área, mas isso, não necessariamente terá um fim em si mesmo.
    O conhecimento do engenheiro em calculo não diminuirá a sua criatividade, assim como o arquiteto não será limitado ao projeto como regra.

    Nada como uma boa parceria, mas ela não anula suas capacidades individuais.

    Vamos trabalhar….rs