Projetista, Móveis Planejados e Softwares

Projetista, Móveis Planejados e Softwares

24846
0
COMPARTILHE
Projetista de Móveis Planejados
Projetista de Móveis Planejados

Projetista, Móveis Planejados e Softwares

É o nosso primeiro artigo sobre essa área que está de certo modo dando espaço para todos trabalharem, sejam arquitetos, designers de interiores, projetistas, marceneiros e outros. Para o artigo não ficar extenso, separamos por tópicos relevantes para que você leitor possa entender cada parte do processo. Vamos falar primeiramente do Profissional Projetista ou Consultor de Ambientes.

Projetista de Móveis Planejados
Projetista de Móveis Planejados

O Projetista

Pra quem está começando a trabalhar como projetista de móveis planejados, a sempre uma dificuldade para projetar qualquer ambiente, que mesmo com conhecimento adquirido na universidade não irá impedi-lo de ter uma certa demora para desenvolver qualquer que seja o ambiente, desde um simples banheiro até a complexidade de uma cozinha. A formação acadêmica
contribui bastante para o desenvolvimento dos projetos e juntamente com o tempo e a experiência os projetos serão ainda melhores pois essa junção é bem vinda.

Nesse trabalho existem várias etapas, desde o atendimento inicial ao cliente, até a finalização do projeto e sua apresentação. (Fase de Escolha e Aprovação) Nessa etapa é aonde o cliente e o projetista terão de definir juntos todos os detalhes, para que num outro momento o projeto executivo seja realizado.

Na fase executiva, o projeto foi todo determinado e agora serão repassados para os mais diversos serviços. Aqui entram em ação os graniteiros, gesseiros, pintores, aplicador de revestimento cerâmico, eletricistas, pedreiros, encanadores e os técnicos em refrigeração.

Um passo que ajudará muito o desenvolvimento nessa área é aprender a utilizar os softwares que estão disponíveis no mercado, vários desses softwares ajudam em diversas áreas, não só de arquitetura e designer, mas também na engenharia. Cada um deles pode ser utilizado segundo as suas limitações e uso. Existem softwares que ajudam na apresentação, desenvolvimento e renderização como é o caso do SketchUpPromob e AutoCad.

Os softwares

Dos mais diversos softwares que são utilizados para projetar em espaços internos (interiores) o mais conhecido é sem dúvida o Promob, desenvolvido pela empresa Promob Solutions. O mais completo e que acelera a produção para projeto de interiores e com móveis, toda sua biblioteca contém texturas e equipamentos que são atualizados juntamente com as empresas que fazem parceria com a Promob.

Projetista usando o Promob
Projetista usando o Promob

AutoCAD é um software do tipo CAD —  desenho auxiliado por computador – criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).

Moveis-Planejados-e-AutoCAD
Projeto de Móveis no AutoCAD

SketchUp é uma modelagem 3D programa projetado para arquitetos, engenheiros civis, mecânicos, marceneiros. Ele é projetado para ser mais fácil de usar do que outros programas em 3D. Uma característica do SketchUp é o Armazém 3D que permite a pesquisa de usuários do SketchUp para os modelos feitos por outros e contribuir modelos.

Projeto no AutoCAD
Projeto no SketchUp

Abordamos alguns programas e suas características para criação de desenhos e para quais tipos de trabalhos são utilizados: AutoCad, Promob e SketchUp, existem muitos outros programas alternativos não citados aqui que desempenham a mesma função ou pouco inferior a estes mas, também são utilizados por profissionais que se adaptaram ao seu modo de utilização, por escolha de facilidade no entendimento, agilidade, banco de dados e até mesmo interface e itens para utilização.

Então escolha o software mais adequado ao seu trabalho em móveis planejados e não tenha receio, existem muitos vídeos no YouTube ensinando a utiliza-los e vários cursos on-line.