COMPARTILHE

Nota baixa em Projeto

Nota baixa em Projeto foi escrito por Hellbinho Durães do Canal ArqTrêta! Você pode assistir no YouTube se preferir!

Tem gente que conclui o curso e não sabe porque desgraça tirava nota baixa em projeto, inclusive naqueles mais dedicados. O professor é que é o mal disso. Vamos quebrar esse conceito pro dia nascer feliz?

Aquela vontade de quebrar o pescoço de alguém...
Aquela vontade de quebrar o pescoço de alguém…

Eu sei que a vida do estudante de Arquitetura, mais do que todo indivíduo no mundo, é falar de PROJETO. Sério, vamos admitir uma coisa aqui entre nós: a gente já tem boquinha de PROJETO.

Acho que vai chegar um dia que vamos mencionar PROJETO sem querer dizer o nome de tanto que se gastou a palavra. Vai ser tipo o Valdemort do Harry Potter:  aquele que não deve ser nomeado.

Enfim, as pessoas reclamam pra caramba das suas notas baixas em projeto. E eu não vou ser o hipócrita que vai passar o sermão como se nunca eu tivesse feito isso, né… até pq…

Fonte:500px Photo ID: 71584407 - Nota baixa em Projeto
Eu faço tudo direito mais consigo ter com louvor Nota baixa em Projeto

Nota baixa em Projeto

Mas hoje, já na reta final desta bagaça eu resolvi fazer uma reflexão pra todo mundo ter uma vida mais leve com relação a isso. Eu sei que reclamar da disciplina é delicioso. A gente faz isso num ódio… Xinga que chega encher a boca d’água. Porque aprendemos que um “foda-se” bem mandado dá até sono.

Primeiro, mesmo que seja o caso: tire a culpa do pobre do professor. Você tem oportunidade de defender sua ideia e ter um feedback se essa porra vai render uma nota boa ou não. Pra mim a nota baixa é estar muito abaixo da média. Aí sim, fi… vamos refletir na vida aí o que tá rolando. Um 3, valendo 10… é problema.

A culpa não é do professor, a culpa é das estrelas!
A culpa não é do professor, a culpa é das estrelas!

Se você tá se achando a vítima porque tirou 7.0 quando achava que merecia 9.0… qual é, mermão? Mermã? A vida não é esse teu Toddy gelado não, ô doidão! Tanto chão pela frente e já tem nego se achando o novo gênio da Arquitetura pq fez o primeiro render no V-ray. Nota baixa em Projeto

Aí posta no facebook e no instagram: fulano Arquitetura e Urbanismo COM CARTÃO de VISITA E TUDO! “eu tive tanto like nesse render e só meu professor não conseguiu entender o quanto esse projeto era maravilhoso.” Disse a menina q fazia chover curtida com os “semi-nudes” nas redes. Qualquer bosta que tu postar agora vai render curtida, ô cegonha.

(Eu tô muito trabalhado na iindireta hoje…)

Pimenta nos olhos dos outros é refresco!
Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

Mas vamos nos colocar no lugar do professor: Você pega um trabalho pra corrigir e já começa a enfartar: Representação gráfica, vejamos:

  • Parede cortada não tá com borda grossa;
  • Não tem linha de projeção de nada que tá acima do nível;
  • Janela alta representado com linha cheia;
  • Não tem cota de nível na planta;
  • Não tem cota de nível no corte;
  • Não tem cota linear na maioria dos vãos e das paredes;
  • Rampa e escada sem indicação de começo, fim, altura…
  • Cadê a indicação do acesso? Entra por onde aqui, meu pai? Ta livre pra interpretações, entendi:
  • Aqui ninguém sabe o que é piso, o que flutua a área do ambiente;
  • Hachura cruzada na diagonal é a morte,vei…
  • Legal é aqui no carimbo. Todas as pranchas são número 01/01.
  • Porta do banheiro PNE com 70cm e abrindo pra dentro.. okay… o cadeirante que se foda. Desafio lançado pra eles pq a vida é isso.
  • Circulação de corredor com 50cm;
  • Escada única com lance de 1m. Se essa porra pegar fogo, essa escada ia ser o palco das cenas de horror.
  • Isso aqui é o quê?

Bom.. vamos avaliar o projeto como um todo né ? Você tem potencial em sinto a força em você. Me ajuda a te ajudar, pelo amor de Deus…

  • Claro que esse mesa de jantar com 8 cadeiras tem 1,5m… é claro que tem.
  • .. Eu me lembro muito bem que falei com na Orientação você que fazer esse gramado em formato de violão não era uma boa, n falei?
  • E olha só! Você projetou a rodoviária da cidade de Patos em formato de… um pato. É muito inusitado mesmo. Brilhante. Pq ninguém pensou nisso antes? Isso aqui vale uma fortuna…
  • Próximo projeto vai ser um museu na cidade de Pau Grande. Quero só ver o que vai sair, viu…
  • LayOut encolhido com Scale pra caber na planta… olha eu não posso te ajudar desse jeito…
  • Deixa eu ver o memorial. Deus ajude que esteja bem argumentado.
  • Memorial Justificativo? Deus me ajude…
  • Introdução com M.

Quer me matar. Você ta querendo é me fud… Vale a pena ler o resto, Jeovah?. Okay… vamos pelo menos ver a volumetria.

  • Não tem uma calungazinho pra fazer escala humana, gente….
  • Brise metálico na fachada toda. Sudeste.
  • Pra mim Já deu. Tudo tem limite.

Mas, eu tenho estilo. Eu posto foto da tela do AutoCAD de madrugada pra informar ao mundo que eu tô “projetando”. Projetando? Isso está mais pra cagar em 2D. E depois não tem vantagem NENHUMA nisso. Primeiro pelo AutoCAD, segundo por virar a madrugada.

Um monte de donzelo desse. Passa a noite postando merda no snapchat, falando com 10 grupos no whatsapp com um povo que vê todo dia, atualizando o instagram porque acha que aquela porra é o book rosa do mundo virtual.

E claro, o face. Que é o diário oficial, né? Redes sociais atualizadas. Ok. Aí vamos projetar? Vamos, mas , eita, Papai do Céu! Já são 2h da manhã.

Ora, Ora… que vida difícil essa de Arquitetura! A gente não dorme. Seus POSER ! POSER! Nota baixa em Projeto

Depois disso tudo, pense comigo: você quer uma nota alta pq passou muito tempo pra deixar as linhas no AutoCAD na cor certinha do layer, né? Deu tanto trabalho, tadinho.

Eu sei que dá trabalho. Eu já usei o CAD um dia e eu sei o que é ser sofredor. Inclusive, deixa de sofrer e migra logo pro Revit. Até lá no Acre a galera já acha o CAD atrasadão.

Galera do Acre, é brincadeirinha. Amamos vocês. Claro que o softwer não define necessariamente o melhor arquiteto no caso. Só indica qual arquiteto vai sair mais cedo pra tomar a cervejinha. Enfim. O fato de você ter tido muito trabalho não te torna digno da nota alta.

Se essa moda pega… Nota baixa em Projeto

Infelizmente, o mundo quer RESULTADOS de nós. E chore o quanto quiser, a vida não vai aliviar pra você. Muitas vezes o professor avalia também o quanto você evoluiu de um projeto pra o outro. Mas acredite você ou não, o objetivo da Universidade, na origem, não é te preparar pra ir fazer grana no mercado, e sim gerar MAIS CONHECIMENTO pra academia através de você.

Você acha que tá atendendo a essa expectativa? És Pobre de referência bibliográfica, pobre de referência projetual, tem preguiça de ler um artigo se passar de 10 páginas… muitas vezes preguiça de ler um texto de 2.

  • Não sabe elaborar um croqui pra desenvolver a etapa preliminar
  • Não sabe defender o que projetou
  • Não sabe conversar
  • É capaz de que mal saiba ler e escrever

Porque eu tenho colegas que quando escrevem, eu passo a duvidar da seriedade da seleção da instituição da qual eu faço parte… esse cara comeu alguém aqui pra conseguir cursar um nível superior.

Se você se encontrou em alguma das coisas que eu  mencionei, a casa caiu pra você parceiro. Pare de reclamar da porra da nota e vai estudar.  Pode não ser o seu caso. Mas provavelmente, estudar é tua única ocupação na vida. Estar na média não passa de sua obrigação. Com nota boa já lá uma dentro. Nota baixa em Projeto

Eu sei que o que mais dói é que muitas vezes, algo pequeno é responsável por estragar toda a proposta de teu projeto.

nota baixa em projeto - eu reclamo mesmo

Eu reclamei disso a vida acadêmica toda. Mas isso é um reflexo perfeito da vida. Sabe, uma boa porta larga de pau D’arco ou Jacarandá maciço suporta impactos maiores até que muitos dos metais mais resistentes. Mas uma colônia de cupins, que é bichinho pequeno, pode enfraquecer essa madeira e colocá-la abaixo.

Moral: Não são as coisas grandes que abalam de verdade. Pra elas a gente demanda energia e foco, porque são grandes, são alarantes.

Mas as coisas pequenas, somadas, é que fazem o estrago.

Por isso concluo com a frase do gênio Dostoievsky  que diz:

“Um detalhe vulgar pode estragar a melhor das intenções” – F.Dostoievsky …

Um verdadeiro mantra que você pode aplicar a tudo na vida.

Link para o Canal ArqTrêta no YouTube: ArqTrêta

Nota baixa em Projeto