Quero fazer Arquitetura! Mas não sei desenhar

Quero fazer Arquitetura! Mas não sei desenhar

2563
0
COMPARTILHE
nao sei desenhar
nao sei desenhar

 

Não sei desenhar! E agora?

Não sei desenhar, mas: É possível fazer o curso de Arquitetura sem saber desenhar?

Essa é uma das muitas dúvidas  relacionadas ao curso de arquitetura, atendendo a alguns pedidos em nosso blog respondemos no vídeo abaixo, em colaboração com o Canal ArqTreta este assunto que já virou polêmica entre aqueles que querem fazer Arquitetura.

Queria fazer Arquitetura, mas NÃO SEI DESENHAR!

Vamos discutir isso um pouquinho?

Primeiro que você não precisa se sentir como alguém que quer ser super-herói, mas não tem poderes. Até porquê… Batman e o Homem de Ferro estão aê pra mostrar o contrário. Só que o que os dois compensam a falta de poder com uma mente brilhante.

Não sei desenhar, mas Batman e o Homem de Ferro estão aí pra provar que não é necessário super poderes!
Não sei desenhar, mas Batman e o Homem de Ferro estão aí pra provar que não é necessário super poderes! O que você precisa é de uma Mente Brilhante!

E é isso você precisa ter. Eu sempre bati na tecla durante toda a minha vida acadêmica que é IMPORTANTE um arquiteto saber desenhar. PONTO. É IMPORTANTE. É SALUTAR. É PERTINENTE. É DE IMENSA UTILIDADE.

Nunca disse que SE você não sabe você não deve tentar. Vamos deixar uma coisa bem definida aqui sobre o universo da Arquitetura: Arquitetar não é desenhar. É planejar.

Soou estranho? Vou ser específico:

Manipular o espaço. Organizar o espaço. Manipular a forma. Organizar a forma. Proporção e escala humana.

Pronto. E todo esse processo PRECISA ser transmitido depois. Até hoje, nosso meio de comunicação, de transmissão de informações é a EXPRESSÃO GRÁFICA DA FORMA.

Essa é a DEFINIÇÃO DE DESENHO. Até aí, você que não sabe desenhar já tá chorando e pensando em outro curso, né? Chorões não passarão! Mas que quero te ajudar.

Vamos agora ver por outro ângulo. Você pode ser leigo no assunto, então preciso dizer: A arquitetura não começa com desenho. A Arquitetura começa aqui:

 

não sei desenhar o que fazer

“Okay… mas ainda não sei desenhar. Começa na cabeça e termina aonde?”

Calma… Nos dias de hoje nós estamos munidos de grandes ferramentas digitais que te ajudam a desenhar e modelar virtualmente.

Assim você pode transmitir suas ideias com mais velocidade. O erro grave é a célebre frase babaca que diz: O COMPUTADOR FAZ TUDO Faz tudo o que tu, cavalo, não é capaz de fazer: DESENHAR. Desculpa, me exaltei. Peço minhas sinceras desculpas ao cavalo que é um animal fantástico.

não sei desenhar e meu computador também não
não sei desenhar e meu computador também não

O “computador”: não projeta pra você, não resolve planta pra você, não entende necessidades de pessoas e as resolve, não faz estudo de caso, não é munido de cultura aplicada. Repito: a Arquitetura começa na mente mas se nem isso você tiver… aí ninguém pode te ajudar. Então se você tá entrando de gaiato no navio confiando que os softwares farão tudo por sua vida, você TA ENTRANDO NUMA FRIA!

Os grandes gênios da arquitetura desde 100 anos atrás pra ainda mais antigamente só tinham as noções rudimentares de escala, papel, e lápis. E essas são algumas obras que saíram do papel e lápis. Olha o que a gente tem hoje. Era obrigação sermos A GERAÇÃO MESSIÂNICA da Arquitetura.

Oscar Niemeyer. (1992. Foto: Folhapress)
Oscar Niemeyer. (1992. Foto: Folhapress)

Mas gênio é gênio. E não nasce um todo dia. Sinto muito. :/ Quer entrar nessa? Essas são as condições! Analise os seus sentimentos. Avalie com o que você se identifica. Um bom artista plástico pode acabar sendo um péssimo arquiteto. Única e exclusivamente por não saber pensar arquitetonicamente. Eu sou dos que acreditam que de doido e arquiteto todo mundo tem um pouquinho, então… Sério. Eu acredito que é possível ser bom nisso sem ser um bom desenhista.

O curso também vai te dar esse suporte. Porque o tipo de desenho que você vai precisar manjar não é aquele artístico by Da Vinci. São desenhos que sejam explicativos. O objetivo é explicar uma determinada ideia por meio de desenho, quando precisar. Por fim, se você quer mesmo Arquitetura: se joga nessa!

Mas cá entre nós, bem que vale a pena treinar um pouco de desenho. Não saber desenhar não será um prejuízo pra vocês. Mas SABER desenhar será uma ferramenta extra. Te colocará à frente em muitos aspectos e ainda é a milenar ferramenta dos grandes mestres.