Depois de deixar sua marca no cenário do design e compreensivelmente nunca desaparecer como um grande momento de estilo desde o início dos anos 90, o design minimalista de interiores é muitas vezes uma rota infalível para criar uma casa acolhedora. Vale a pena investir nele pela certeza de que nunca sairá de moda ou estará fora do foco de tendência graças a abordagens práticas.

Mas o que exatamente significa decoração minimalista e como você domina a aparência com confiança? Para te inspirar, compartilhamos o projeto desenvolvido pelo REFRESHER, onde você poderá entender a essência para fazer com que a decoração ou o projeto mínimo (sim, mínimo!) funcione como o melhor estilo de design de interiores para a vida diária do seu cliente.

De idéias brilhantes para decoração minimalista em um orçamento abrangente,  a um projeto utilizando recursos limitados, aqui está tudo que você precisa saber.

O QUE O ESTILO MINIMALISTA SIGNIFICA NA SUA ESSÊNCIA?

O principal mantra da decoração minimalista é a simplicidade. Mantenha-o sobressalente, baixe o tom da decoração e siga a trajetória do “menos é mais” e “tudo precisa de um lugar e uma razão”.

Pense em linhas limpas e modernas, uma edição compacta, uma paleta de cores concisa e silhuetas reduzidas, mas não evite criar uma casa minimalista em camadas, aconchegante, rica e convidativa, com um ambiente semelhante a uma galeria de arte. Afinal, esse é um lugar de conforto e refúgio.

O QUE CONVENCE NO MINIMALISMO?

– O minimalismo é ótimo para fazer pequenos espaços parecerem maiores;

– A decoração e as práticas minimalistas quase nunca saem de moda quando bem feitas;

– Como o design de interiores minimalista tem tudo a ver com a beleza do refinado e do bem julgado, você pode economizar em trazer muitos móveis e recursos que simplesmente não precisa;

– Altamente atingível e fácil de obter, peças de design minimalista para o lar são mais fáceis de gerenciar do que você imagina, ao contrário de outros estilos de design que vêm com variáveis ​​mais intrigantes para misturar criativamente.

Mas vamos ao que interessa.

COMO CRIAR UM PROJETO MINIMALISTA?

Para abraçar ideias minimalistas de salas, aqui está uma breve descrição de tudo o que você deve ou pelo menos deveria destacar para injetar o minimalismo instantaneamente em seus projetos:

– Como o design minimalista tem tudo a ver com a beleza despojada, celebre os detalhes arquitetônicos do local, usando-os em seu favor em vez de escondê-los;

– A simplicidade e a necessidade andam de mãos dadas com a estética de design minimalista da casa, com uma nunca superando a outra, pois você precisará justificar a existência de cada elemento ao trazer novos itens para manter uma edição compacta sob controle;

– Declutter, tanto quanto possível, investir em armazenamento elegante e conceber rotas de limpeza diárias rápidas para manter o ambiente harmonioso e prático para o seu cliente;

– Seu cliente deverá praticar o menos é mais, e viver por isso, pois este será sempre o aspecto mais tentador, mas recompensador, de dominar a decoração minimalista.

PALETA DE CORES MINIMALISTA

Paleta de cores minimalista

De um oásis reconfortante de um quarto minimalista a áreas comuns com simplicidade absoluta, escolha um trio de matizes por ambiente, que sejam apenas alguns tons de distância um do outro para uma consistência suave e uma edição apertada.

Ao criar uma paleta concisa, você terá um melhor senso de direção ao criar um projeto minimalista moderno e bem editado, com neutros fáceis de trabalhar, incluindo brancos, cremes, pretos e cinzas.

MOBÍLIA MINIMALISTA

mobília minimalista

Para criar um interior minimalista hipnotizante e forjar um espaço bem equilibrado que ninguém vai querer sair, invista em decoração minimalista de qualidade (se o orçamento permitir, é claro). Você precisa que cada peça do projeto “fique em pé” sem atrair atenção negativa devido à construção inferior ou materiais de baixa qualidade.

Evite peças modernas que o cliente facilmente se cansará e escolha clássicos e heranças futuras que resistirão ao teste do tempo, já que o desafio da decoração minimalista é o pouco que você tem para trabalhar, fazendo com que cada peça essencial que você traz seja realmente ímpar.

TEXTURAS MINIMALISTAS

Design Minimalista

Um projeto minimalista moderno deve apresentar uma variedade de tecidos tonais para adicionar calor e riqueza por toda parte. Entenda como a sala minimalista projetada pelo REFRESHER, poderia ser totalmente escassa, exceto pelo detalhe da sobreposição de tapetes para chamar a atenção sem parecer pesado.

Atenha-se a uma gama principal de matizes complementares e traga o inesperado com peles (falsas) ou tecidos texturizados para aumentar o interesse. Quando se trata de estampas e padrões de decoração minimalistas, opte por extras gráficos em esquemas de cores concisos com amplo espaço negativo para manter a aparência leve e livre de problemas.

ACESSÓRIOS MINIMALISTAS

Design Minimalista

É preciso tornar o espaço exclusivo para o cliente, e não para qualquer outra pessoa. Para obter um design de interiores minimalista, use menos táticas e edite as peças rotineiramente: dê a liberdade para que o cliente troque-as de lugar, de estação para estação, para evitar um efeito pesado. Preste atenção no projeto feito pelo REFRESHER, existe um alce posicionado estrategicamente, como se fosse uma peça genuína de arte exigindo um lugar dedicado no centro das atenções. Nada deve soar como aleatório.

ATENÇÃO ESPECIAL PARA AS ABERTURAS

Design Minimalista

As cortinas ou persianas semi-transparentes são a dica de ouro, dramáticas em tecido fluido do chão ao teto, ou até mesmo, somente cumprindo sua função, devem preferencialmente ser em um neutro ou neutro quente e apresentar linhas simples, centrais ao design minimalista. Elas funcionarão para adicionar uma sofisticação fácil em qualquer casa minimalista, fazendo com que o ambiente pareça maior.

DICA FINAL

Design Minimalista

O verdadeiro truque para criar uma visão minimalista sobre a vida minimalista está em criar locais negativos, sem decoração em toda a sala ou ambiente, como a área atrás do sofá.  Outro estilo de design pode exigir que aproveitemos todos os lugares possíveis, mas quando se trata de decoração minimalista, a verdadeira beleza está no silêncio.


Créditos:

REFRESHER® Trends

Projeto: Studio Menin arquitetura + design

Renderização de imagem: Metries Virtual Foto