O ambiente no lounge de entrada da Casa Cor São Paulo 2018está impressionando todos que visitam a mostra de arquitetura mais famosa do Brasil. Com assinatura do arquiteto Edson Lorenzo, o ambiente, aberto e aconchegante, dispensa suas paredes laterais para o paisagismo amazônico de KalilFerre Paisagismo e para o incrível lago artificial, planejado e construído pela empresa Natural Lagos, que constrói projetos desse tipo, há mais de 10 anos, em todo o Brasil.

A repercussão de “Brasil de Origem”, nome dado ao espaço da KFP que se integra ao lounge, está sendo grande nas redes sociais, não só pelos detalhes de design e pelo verde do paisagismo, que enchem os olhos, mas pela nova tendência do lago natural com tons escuros, que junto com elementos: água, materiais naturais, plantas e peixes, acertam em cheio a proposta do tema da mostra desse ano: A Casa Viva, que segundo a diretora da marca, Livia Pedreira, tem a ideia de trazer novamente a casa como refúgio físico, mental e espiritual “A casa também é o espaço da celebração, dos laços de afeto, seja com a família, com os amigos”, explica.

Junior Figueiredo, da Natural Lagos, enfatiza as inspirações desse projeto exclusivo “Quando soubemos do tema e da proposta do Edson Lorenzo, da Elaine Kalil e do Mauricio Ferre, para o ambiente que abre a mostra, tivemos a certeza de que o substrato negro no fundo do lago seria um dos principais destaques. Cuidamos de cada detalhe, para que, além de harmonizar com a escala de cores utilizadas pela arquitetura e pelo paisagismo, o lago também fosse referência clara de um ambiente natural brasileiro, característico das nossas matas, inclusive utilizando nele apenas plantas e peixes nativos do Brasil”.

“O projeto, criado especialmente para a Casa Cor 2018, diferentemente da maioria dos outros lagos ornamentais, não possui carpas nishikigois (de origem asiática), e sim peixes nacionais, como Pirarucu, Apaiaris, Aruanã, Arraia e cardumes de Lambaris e Mato-Grossos. “

Arraia e Aruana - Lago Negro Casa Cor SP 2018 Natural Lagos
Arraia e Aruana – Lago Negro Casa Cor SP 2018 Natural Lagos

Os peixes não foram escolhidos ao acaso, porque além de terem suas raízes na bacia amazônica, eles tem propósitos específicos” – diz Junior. “A Aruanã é mais ativa e exibida, apresentamos a variedade platina (prateada) para ser o constraste no lago (que tem o fundo preto), o seu nado é parecido com o de uma serpente que vaga tranquila pela selva escura sem nenhum tipo de preocupação, enquanto o Pirarucu já é mais desconfiado, com nado preciso e reto, de cor mais escura, se torna um movimento discreto, mas de peso na água. A arraia é da espécie Motoro (Potamotrygon Motoro), com 35 centímetros de diâmetro, nada sutilmente pelo fundo do lago, se tornando o grande centro das atenções das mais de 60 mil pessoas que passam pela mostra. Os Apaiaris, ciclídeos também conhecidos como “Oscars”, estão presentes no projeto e são famosos no mundo todo, sendo originários também do Brasil. Os cardumes, de Lambari e Mato-Grosso, representam perfeitamente a imensa variedade de peixes da bacia amazônica, dão movimento ao lago, fazendo com que o cenário se transforme a cada segundo para quem observa”. Junior lembra que o nível de densidade populacional do lago é bem abaixo do que o encontrado na natureza, o que garante espaço de sobra para evitar territorialismos, além do mais, todos os peixes do lago são dóceis, já acostumados com a presença humana e alimentados diariamente com rações balanceadas, específicas para cada um deles.

Junior também é biólogo, e ressalta que para a Natural Lagos é essencial cuidar para que os animais tenham total bem estar no lago, “os equipamentos que utilizamos, além de manter a água cristalina, controlam a proliferação de algas, nivelam o índice de oxigênio e principalmente mantem a água na temperatura ideal para os peixes que estão nele”, explica. Também são realizados testes de pH da água, fator importante que garante o bem estar dos nossos amigos do lago.

A compatibilidade entre os seres é um ponto importante do projeto, peixes, plantas, materiais e água devem ser inofensivos uns aos outros, garantindo o perfeito equilíbrio do sistema biológico.

Quanto às plantas, a Natural Lagos se atentou em harmonizar com o monocromático verde, do paisagismo que envolve o lago, foram utilizadas três espécies de plantas aquáticas, Hydrocotyle Leucocephala, Sagittaria Subulata e destaque para as Niféias (Nymphaea), que podem desabrochar flores brancas durante a amostra – será que você será o sortudo de presenciar esse show da natureza na Casa Cor SP deste ano?

Junior, explica “No projeto executivo, onde desenhamos o formato final do lago, buscamos inspiração nas curvas dos rios que formam a bacia hidrográfica brasileira. Criamos um caminho orgânico para a água, desde a cascata natural, de onde ela nasce, até chegar na corredeira de pedras, onde ela volta para o filtro e fecha o ciclo. Tudo é extremamente calculado para que forneça o aspecto visual que desejamos, conforto aos peixes e eficiência na filtragem”.

Foram utilizadas mais de 15 toneladas de pedras, colocadas uma a uma por um caminhão guindaste, e um sistema de filtragem, com diversos equipamentos de alta tecnologia, que mantém o controle dos mais de 12 mil litros de água do lago.

Para a construção foram 5 dias, entre escavação, proteções do solo, sistema de circulação, filtragem, iluminação, e então a ativação. Os peixes e plantas foram colocados alguns dias depois, para que a biologia e parâmetros de água estivessem ideais para eles e para que as construções ao entorno não oferecessem risco ao sistema.

Além de esteticamente natural, o lago não gera resíduos, e poderá ser reconstruído em outro lugar, com a reutilização de 100% dos materiais nele. Também, como todos os lagos da empresa, utiliza sempre a mesma água e com os equipamentos de ponta, da Natural Lagos, fornece economia de energia comparado a sistemas comuns de circulação de água.
Fica difícil não se apaixonar por esse lago temático que acabamos de conhecer e já é um dos nossos favoritos.

Você pode conhecer mais lagos ornamentais e piscinas naturais, feitos pela Natural Lagos, no site naturallagos.com.br, no instagram @naturallagos e no facebook fb.com/naturallagos.

Serviço
Casa Cor São Paulo
Data: entre 22 de maio e 29 de julho de 2018
Horários: terça a sábado, das 12h às 21h | Domingo, das 12h às 20h
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, n° 875 – Cidade Jardim

Natural Lagos
naturallagos.com.br
[email protected]
+55 16 3331 5228 / +55 16 9 9616 5997