Desenhos por Frank Gehry

Desenhos por Frank Gehry [ Sketches Of Frank Gehry ]

1403
0
COMPARTILHE
Frank Gehry Documentário
Frank Gehry Documentário


Sketches Of Frank Gehry é um documentário de Sidney Pollack sobre o processo de trabalho do famoso arquiteto canadense-americano. O filme aborda o percurso de concepção de algumas das suas obras, dos desenhos abstractos iniciais à obra acabada.

Sem conhecer mais pormenores da abordagem de Pollack e da sua relevância, é pelo menos um projeto inédito na área da divulgação da arquitetura que poderá vir a ter bastante repercussão.

Veja o trailer do documentário abaixo:

No documentário falar que custa a começar, mas quando começa a primeira coisa que faz é limpar a mesa, fazer um monte de tarefas estúpidas fingindo que são importantes para ele. Diz que tem sempre medo de não saber o que fazer. É um momento terrível ele fala, e depois de começar ele fica surpreendido dizendo a seguinte frase “Afinal não era assim tão mau!”

Para um verdadeiro leigo, alguém que não seja especialista em arquitetura, o que há de tão especial em Frank Gehry? Para que tanto alarido!

Chuck Arnoldi (artista) diz que ele mudou a imagem de uma disciplina muito conservadora.

desenhos por frank gehry
Desenhos por Frank Gehry

Frank Gehry mistura o livre-arbítrio da arte com algo de tão concreto e intransigente como as leis da física diz Ed Ruscha (artista) que quando se constrói um edifício, este tem de se aguentar em pé, e eu acho que todos os seus edifícios se têm aguentado de pé.

Frank Gehry é um arquiteto que também é artista. Ele arrisca muito e é isso que fazem os artista diz Mildred Friedman (escritora), ela diz que: “Os artistas se arriscam a fazer algo novo, nunca visto.”

Já eu vejo como um hífen, vejo Frank Gehry como um argumentista-realizador diz Michael Ovitz (Empresário) que o considera como alguém que se senta e concebe qualquer coisa, reflete sobre ela usando a folha branca à sua frente, e tem depois capacidade para transformá-la numa imagem visual.

Philip Jonhson (Arquiteto) diz que pra ele hoje, é considerado maior arquiteto do mundo. Diz que é muito simples saber que é ele, porque se um edifício impressiona é porque tem qualquer coisa. O desafio é mostra-lo em duas dimensões, num filme.

Veja outros documentários de arquitetos famosos: Oscar Niemeyer (A vida é um Sopro)