Desafios e oportunidades para a arquitetura e o urbanismo

Desafios e oportunidades para a arquitetura e o urbanismo

1119
0
COMPARTILHE
Vista Hotel Nacional - Guilherme de Sa

Rio Academy, que estréia de 20 a 26 de julho próximo, com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, no MAM-Rio, abre uma grande oportunidade para arquitetos e urbanistas ligados na vida cotidiana das grandes cidades e em seu futuro.

O crescimento populacional das cidades acelerou o agravamento de carências históricas relacionadas a moradias, infra-estrutura básica, mobilidade urbana, em especial nas grandes cidades em países emergentes. Inúmeros estudos mostram isto. No Brasil isto não é diferente. No Rio de Janeiro tampouco.

Ao mesmo tempo, no Brasil, amplo censo realizado pelo CAU identificou que a maioria dos arquitetos e urbanistas atuando no país é de mulheres, jovens e interessados em se aprimorar profissionalmente, que gostam do que fazem e acreditam que o mercado pode crescer nos próximos anos. A transformação do “mercado” para arquitetos e urbanistas se dá, segundo o estudo do CAU, tanto pela necessidade de se replanejar cidades e de se construir alternativas para as questões habitacionais, quanto pela chegada de uma nova geração de profissionais apaixonados e preparados.

O que queremos para o futuro de nossas cidades? O que cabe aos arquitetos e urbanistas fazer, aliviando as consequências nefastas da urbanização crescente e contribuindo para melhoria da vida futura nas grandes cidades? Que caminhos a arquitetura e urbanismo podem trilhar?

O futuro das grandes metrópoles está em pauta em inúmeros Fóruns internacionais, acadêmicos ou não. Mas a participação de arquitetos, urbanistas, profissionais diversos e cidadãos brasileiros em reflexões e em equipes de trabalho sobre o tema é ainda acanhada em nosso país, pela escassez de fóruns propícios para o desenvolvimento de contribuições competentes e informadas pela experiência cotidiana nessas cidades. O Rio Academy que estréia em julho com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, constitui-se em importante espaço na agenda da arquitetura e urbanismo brasileira, dando-nos a oportunidade de pensar o futuro nas cidades.

Um ciclo de conferências de expoentes da arquitetura mundial abre o evento. Entre eles estão o Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha; Reinier de Graaf, do escritório holandês OMA; BIG, Dinamarca, conhecido por sua criativa e intensa produção, pautada pela avaliação do contexto ambiental e cultural e pela melhoria do entorno; Alejandro Aravena, arquiteto chileno laureado com importantes prêmios da área, membro do juri do Pritzker e conhecido por sua contribuição a projetos sociais; Giancarlo Mazzanti, colombiano, ganhador de prêmios internacionais de peso, conhecido por uma obra arquitetônica que envolve valores sociais, e cuja meta principal é desenvolver projetos que potencializem transformações e fortaleçam a comunidade; Carol Bueno, do escritório Tryptique, recém premiada por uma obra no centro do Rio de Janeiro, com uma láurea que menciona seu cuidado com o entorno e o patrimônio arquitetônico. A confirmação de outros nomes de peso está sendo aguardada para os próximos dias.

Segue-se o Workshop O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, uma oportunidade para arquitetos, urbanistas e profissionais de áreas afins trazerem ideias para alguns dos problemas mais cruciais do Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 450 anos. Cinco subtemas serão explorados por equipes de trabalho, cujos produtos serão selecionados por um Juri para presentear o Rio: Patrimônio arquitetônico; Mobilidade urbana; Urbanismo espontâneo / Cidade informal; Soluções efêmeras e Desigualdade social. As manhãs do Workshop serão dedicadas a Talks de profissionais como o Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA, Washington Fajardo, Clóvis Cunha, Jorge Mario Jauregui e Marcello Dantas.

A relevância do Rio Academy levou o Comitê Rio 450, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, a manifestar oficialmente seu apoio integral e seu interesse em estimular, disseminar e participar das discussões proporcionadas pelo evento.

Visite o site do evento www.rio.academy para se inscrever e para acompanhar a atualização do programa.

O futuro das grandes cidades de países emergentes é o tema do Workshop Rio Academy, de 22 a 26 de julho.