Ao contrário do que muita gente pensa, para aplicar o Feng Shui em um espaço não é necessário colocar nenhum objeto mágico, bola de cristal multifacetada, símbolos, bagua na porta, etc. Feng Shui não é superstição nem simpatia. Na verdade, um espaço bem equilibrado energeticamente com o Feng Shui nem parece que foi feito alguma coisa, mas as pessoas sentem o bem estar nitidamente.

A principal forma de melhorar a energia de um espaço é mexer no fluxo de circulação. Para isso é preciso verificar por entra a maior quantidade de energia, com que qualidade entra e como se distribui pelo espaço. Não existe uma regra geral, cada local é único, depende de vários fatores externos e a posição da construção no terreno.

View from above of woman reviewing architectural construction plans in her living room sitting on the sofa

Somente depois de mexer no fluxo energético é que conseguimos inserir algumas cores, que trabalham em cima das influencias psicoemocionais do espaço, e com materiais específicos, de acordo com o ciclo dos 5 elementos, para equilibrar padrões energéticos na vida, na área da saúde, relacionamentos, trabalho, oportunidades, e por aí vai. Para cada pessoa as tendências se manifestam de forma diferente, porque cada um possui um filtro de mundo específico e reagem de forma diferentes, por isso mesmo os espaços acabam sendo um reflexo do nosso interior, principalmente a casa. No caso de espaços comerciais, o foco é voltado para os resultados e bons relacionamentos com parceiros / clientes. Já nas residências, o foco é no bem estar e ampliar potenciais para ter uma vida mais equilibrada e satisfatória.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre aplicar o Feng Shui no seu projeto de arquitetura, então veja abaixo 7 motivos definitivos para começar!

É importante ressaltar que a descrição acima refere-se ao Feng Shui Tradicional Chinês, que sempre vai utilizar a bússola, juntamente com aspectos cosmológicos, em relação ao tempo. Essa é uma técnica extremamente aprofundada e que exige muito estudo, por tanto não se deixe levar pela facilidade de aplicar as cores contidas no famoso Bagua e seus 8 cantos ok?! O Feng Shui Tradicional não utiliza o Bagua.