Como ajudar na luta contra a SARS-CoV-2 (COVID-19) em casa usando seu PC

JUNTE-SE A MAIS DE 24.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Coronavírus – O que estamos fazendo e como você pode ajudar.

Rede dedicada a simulações na área médica agora conta com mais de 700 mil participantes e tem poder de processamento superior aos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo somados

Você já deve ter ouvido falar do Folding @ home , o aplicativo de processamento de números que você pode executar no seu computador para ajudar os pesquisadores a resolver certos problemas médicos, incluindo o novo coronavírus .

No mês passado, a rede de voluntários que a instalou se tornou tão vasta que a plataforma está superando os supercomputadores mais poderosos do mundo.

De acordo com o diretor do Folding @ home, o bioquímico Greg Bowman, cerca de 700.000 novos operadores do Folding @ home se uniram nas últimas semanas. Isso representa um enorme aumento em relação às 30.000 pessoas que normalmente executam o Folding @ home a qualquer momento.

E também faz uma enorme diferença no poder de computação – a rede Folding @ home alcançou impressionantes 2,4 exaFLOPs de poder de processamento no início desta semana , tornando-o mais rápido do que os 500 principais supercomputadores do mundo juntos.

Para lhe dar uma idéia de escala, o novo console Xbox One Series X que aparece este ano promete 12 teraFLOPs de poder de processamento gráfico, e você precisa de um milhão de teraflops para criar um exaFLOP.

O que são os teraflops?

O teraflop (ou TFlop) é uma medida usada para medir o desempenho de um processador de forma direta. Sendo mais específico, essa medida é capaz de dizer quantas operações matemáticas de ponto flutuante o processador em questão é capaz de calcular em um segundo, então o “s” de “teraflops” não significa plural, mas sim teraflop/s (teraflop por segundo).

Essas operações de ponto flutuante são, literalmente, operações matemáticas, pois o funcionamento de um computador é baseado em cálculos sendo realizados o tempo todo. Neste caso, os pontos flutuantes podem ser usados para armazenar números muito grandes, muito pequenos ou que usem ponto decimal (por exemplo PI ou números irracionais), assim é mais fácil que os cálculos consigam abranger todos os tipos de números nestas operações.

O Xbox Series X impressionou a muitos pela quantidade de teraflops que possui em seu processador, que chega próximo as melhores placas de vídeos do mercado atualmente. A nível de comparação, a GeForce RTX 2080 Ti possui 13,5 teraflops, enquanto que a AMD Radeon VII possui 13,4 teraflops.

E é aqui onde entramos com os nossas máquinas para ajudar nesta luta. A maioria de nós (arquitetos) faz uso de máquinas dotadas de placas de vídeo (em sua maioria dedicadas) para renderizações e esse poder de processamento pode ser utilizado na luta contra a SARS-CoV-2 (COVID-19).

Emanuel Souto

Ele mostra o poder de computadores domésticos comuns trabalhando em escala, e todo esse desempenho adicional está sendo utilizado. O principal trabalho do Folding @ home é modelar como as proteínas se comportam no corpo, sustentando tantas funções biológicas essenciais.

Um dos estudos relacionados à Covid-19 no [email protected] é uma análise de como o vírus Sars-Cov-2, que causa a doença, usa três proteínas para formar uma “estaca” que usa para se prender a uma célula humana. A estaca então se abre, permitindo que o código genético do vírus (RNA) entre na célula e inicie a infecção.

Essas três proteínas que a espiga usa para agarrar as células humanas ACE2 se parecem tanto com a boca do 
Demogorgon  de  
Stranger Things , 
que a equipe de pesquisa até o 
apelidou de monstro .

Essa é a principal maneira pela qual o novo coronavírus pode penetrar nos tecidos do corpo humano e, portanto, bloqueá-lo pode ser crucial para futuras terapias e tratamentos. Se pudermos entender mais sobre como as proteínas spike funcionam – que é o que as simulações de computador do Folding @ home estão fazendo -, podemos projetar melhor os medicamentos para detê-los.

“Se você tentasse simular a abertura do pico no computador doméstico, teria sorte de ver parte do processo nos próximos 100 anos”, escreve Bowman no blog Folding @ home. “Felizmente, temos reforços!”

A mágica do Folding @ home é que ele divide a modelagem complexa de computadores em proteínas em tarefas menores que podem ser distribuídas a milhares de computadores em todo o mundo – todo mundo fica com um pedaço.

Se você instalar o aplicativo, decidirá quando ele será executado e quanto do poder de processamento do seu computador será usado (você não precisa de um computador particularmente sofisticado). Se você quiser, o aplicativo será executado quando detectar que você não está usando o computador para mais nada.

Muitos outros projetos relacionados ao coronavírus também estão em andamento no Folding @ home: dados estão sendo processados ​​para avaliar a eficácia de possíveis medicamentos atualmente em teste no laboratório e para analisar como o coronavírus controla o maquinário de uma célula após a infecção.

Não importa o quão lento o seu computador ou o pouco tempo que você considere realizando cálculos para o Folding @ home, todos os esforços nos aproximarão de melhores tratamentos e proteções contra o COVID-19 .

Tendo atingido 700.000 pastas, o Folding @ home espera agora ultrapassar a marca de um milhão. Você pode baixar o software gratuitamente a partir daqui .

Como posso ajudar na Luta?

software do projeto [email protected] é gratuito, e tem versões para Linux, Windows e macOS. Você pode saber mais sobre o projeto no site oficial, em foldingathome.org

Entre no Time 327 (Brasil) e não esqueça de cadastrar um nome de usuário, e pegar o seu PasssKey
9 Compart.
Compartilhar8
Twittar
Pin1
WhatsApp