COM O APOIO DA PREFEITURA, RIO ACADEMY PRESENTEIA A CIDADE

COM O APOIO DA PREFEITURA, RIO ACADEMY PRESENTEIA A CIDADE

180
0
COMPARTILHE

O Rio de Janeiro merece. São 450 anos, encantando o mundo inteiro por suas belezas naturais, a topografia peculiar, o sorriso da gente que se vê por todo lado. Do Teatro Municipal, de 1905, inspirado na Ópera de Paris, ao MAM Rio, obra modernista dos anos 1950 até a Cidade das Artes, projetada por Christian Portzamparc e aberta no ano passado, ícones arquitetônicos marcam a cidade e nos convidam a pensar nela e no modo de vida dos que aqui habitam e circulam por esses espaços. Mas o Rio de Janeiro, como outras gigantescas metrópoles de países emergentes, também se encontra imerso em problemas de escala superior.

O Rio Academy, que estréia em julho próximo com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, abre uma oportunidade para arquitetos, urbanistas e para todos os que desejam contribuir para um futuro sustentável de nossas cidades. Em formato e perspectiva únicos no Brasil, composto de um ciclo de conferências e um de Workshops, neste ano o produto do Fórum será entregue à Cidade do Rio pelo seu aniversário. Sua relevância garantiu o apoio total da Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, além do apoio do Comitê Rio450.

Grandes nomes da arquitetura mundial, incluindo os brasileiros Paulo Mendes da Rocha e o escritório Triptyque, os latino-americanos Alejandro Aravena, Giancarlo Mazzanti, o holandês Reinier de Graaf (OMA) e o dinamarquês Bjarke Ingels Group são alguns dos conferencistas que estarão aqui nos dias 20 e 21 de julho próximo. Esta é sua oportunidade de ouvi-los falar de seu trabalho e de sua perspectiva, comprometida com o equilíbrio entre a beleza arquitetônica, a paisagem e as pessoas que ocupam espaços planejados por arquitetos.

De 22 a 26, Workshops tratarão de cinco temas nodais para o futuro do Rio. Grupos de trabalho serão inspirados por Talks de Washington Fajardo (Patrimônio Arquitetônico), RUA (Soluções Efêmeras), Clóvis Cunha e Studio Schwitalla (Mobilidade Urbana), e Marcelo Dantas (Desigualdade Social). Segundo acordo firmado na última semana com a organização do evento, Pedro Évora e Pedro Rivera (RUA) e o Studio Schwitalla irão também coordenar os trabalhos das equipes inscritas em seus temas. O conjunto de Talks se encerra com o Flesh Beck Crew, coletivo de artistas que emprestam sua arte a muros e fachadas de prédios, num trabalho de placemaking criativo e versátil.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: [email protected] / +55 (21) 97651 4826 / Letícia Mattos
Web: www.rio.academy
Facebook: https://www.facebook.com/rioacademy2015