Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

988
0
COMPARTILHE

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Alejandro Aravena foi selecionado pelo júri como vencedor do Prêmio Pritzker 2016, Alejandro Aravena se destacou por ampliar os campos de ação do arquiteto para alcançar soluções que melhoravam o contexto urbano em frente à crise de habitação que acontece no mundo.

Aravena é um Arquiteto chileno com seus 48 anos de idade, foi laureado com o 41º primeiro laureado do Pritzker e é o 1º arquiteto chileno a receber esta premiação!

Aravena não só se destaca pela produção de obras públicas e privadas nos países do Chile, México, China, EUA e Suiça, mas através de sua trajetória como arquiteto e seus ideias juntamente com o escritório ELEMENTAL conseguiram mais de 2.500 unidades de habitação social, para isso, ele tomou as regras do mercado ao se envolver com as políticas públicas e abraçou esta oportunidade para gerar um alcance ainda maior e de real impacto na sociedade.

Alejandro Aravena sintetiza o renascimento de um arquiteto mais socialmente engajado[…]. Ele tem um profundo conhecimento tanto da arquitetura como da sociedade civil, algo que se reflete em seus escritos, seu ativismo e seus projetos. O papel do arquiteto está agora sendo desafiado a servir a necessidades sociais e humanitárias maiores, e Alejandro Aravena tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”, diz a citação do júri.

Pritzker 2016
Um chamado aos arquitetos (ou, um convite a se concentrar no elemental)

“A equipe ELEMENTAL participa de todas as etapas do complexo processo de proporcionar moradia aos necessitados: engajamento com políticos, advogados, pesquisadores, moradores, autoridades locais e construtoras para obter os melhores resultados possíveis para o benefício dos moradores e da sociedade.”, acrescentou o júri.

Um dos projetos de Alejandro Aravena que mais me chamou a atenção como arquiteto e que tomei conhecimento no evento do RIO ACADEMY 2015 foi Quinta Monroy Housing com a seguinte ideia “Metade de uma casa boa

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016 Quinta Monroy Housing

Quinta Monroy Housing – 2004 / Iquique, Chile Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

O desafio deste projeto tinha que acomodar 100 famílias que vivem numa favela a mais de 30 anos. usando um subsídio de U$ 7.500 (Cerca de 30.000 mil reais) que na melhor das tipologias permitiam 36 m² num espaço de construção de 5.000 m². Cujo custo chegava a três vezes o que a habitação social poderia normalmente pagar. Sendo que o objetivo era de manter as conexões sociais e econômicas que estas famílias tinham próximas ao centro da cidade (onde se encontrava a favela). Eles queriam também que as famílias tivessem casas que alcançassem o padrão de classe média ao invés de condená-los as eterna habitação social. Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Sendo que nenhuma das soluções do mercado resolviam esta equação!

Então pensamos em uma tipologia que, como edifícios, poderíamos fazer um uso mais eficiente do solo e que permitissem a expansão. Nós então fornecemos as famílias com “Metade de uma casa boa” que seriam dificilmente construídas para si e demos também um espaço para eles “completar a casa” permitindo meios para isso.

Depois de um ano, os valores das propriedades triplicaram, e as famílias estão preferindo ficar e continuar a melhorar as suas casas.

Na imagem abaixo mostra essa transformação:

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016 Quinta Monroy Housing

Esquerda: “Metade de uma casa Boa”
Direita: “Padrão classe média alcançada pelos próprios moradores”

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Acima: Interior de uma “Casa boa”, financiada com dinheiro público
Abaixo: Padrão de classe média alcançada pelos próprios moradores.

Abaixo uma palestra de Alejandro Aravena no TEDGlobal 2014 –  apresentando o caso deste projeto acima. Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016