Início PdA Shots 5 softwares para encontrar arquivos duplicados no Windows

5 softwares para encontrar arquivos duplicados no Windows

Um dos calos no escritório de arquitetura ou até mesmo na vida acadêmica são os famosos "arquivos duplicados". Há momentos em que por falta de organização, acabamos salvando o mesmo arquivo diversas vezes em lugares diferentes.

666
0

Um dos calos no escritório de arquitetura ou até mesmo na vida acadêmica são os famosos “arquivos duplicados”.

Há momentos em que por falta de organização, acabamos salvando o mesmo arquivo diversas vezes em lugares diferentes.

Muitas das vezes isso acontece por não usarmos uma forma sistemática de trabalho e execução. Onde uma tarefa que levaria 3 passos apenas acabou por se tornar 7 ou mais passos por falta de organização e planejamento.

Isso já aconteceu comigo diversas vezes!

Mas sempre que acontece eu utilizo um software que diminui drasticamente o tempo que utilizaria para resolver (à moda antiga)

Vou falar deste primeiro software que irá vasculhar o seu computador, pendrive ou até mesmo HD Externo, à procura de arquivos duplicados.

Cada software abaixo tem sua especificidade, e dependendo da sua necessidade um software pode ser mais atrativo do que o outro.

Resumimos então para uma quantidade em que se pode fazer um teste tranquilo. Não adiantaria listar todos os softwares que procuram arquivos duplicados aqui no Blog.

Vamos aos programas?

1. Auslogics Duplicate File Finder

O que usamos atualmente em nosso escritório é o Auslogics Duplicate File Finder. Ele praticamente faz uma varredura em qualquer tipo de discos (HD, pendrives, discos removíveis) em busca de imagens, vídeos, músicas e quaisquer outros dados repetidos.

Nele é possível dar as coordenadas, indicando formatos e tipos de documentos específicos para a busca.

Ele é bem seguro, permitindo que você veja todos os arquivos encontrados antes de apagá-los. Sendo assim você não corre o risco de apagar nada importante acidentalmente.

Você poderá selecionar a partir do tamanho do arquivo duplicado.

Ex: Vídeos acima de 100Mb e abaixo de 1Gb

2. CloneSpy

Arquivos redundantes também podem ser encontrados pelo CloneSpy, que avalia dados técnicos de um item para saber se há mais de uma versão dele presente em sua máquina. Depois de encontrados os arquivos, fica a seu critério escolher o que será feito. Você pode excluir, mover, exportar ou substituir os arquivos, liberando mais espaço em disco, além de fazer essa verificação inclusive em CDs e dispositivos USB para saber se já tem ou não um determinado arquivo no seu PC.

3. Fast Duplicate File Finder

Com o Fast Duplicate File Finder, você pode verificar se há um arquivo repetido em uma única pasta, em um disco inteiro ou mesmo em toda a rede pela qual você está conectado. Ele funciona com base em busca e comparação por meio de um algoritmo binário, permitindo avaliar o quão parecidos são dois arquivos. Imagens, vídeos, músicas e textos estão no radar do aplicativo que, após encontrá-los, indica quais são os mais antigos. Feito isso, você escolhe qual vai apagar e fica seguro, pois o software tem uma “trava de segurança” que impede a exclusão de arquivos essenciais.

4. DoubleKiller

Outro programa capaz de vasculhar qualquer espaço do seu computador em busca de arquivos repetidos, o DoubleKiller pode pesquisar em um único espaço ou em vários deles de uma só vez. Isso é ideal para casos em que você quer verificar apenas algumas pastas, mas não o diretório completo. Além disso, você pode definir alguns parâmetros para a busca ser mais precisa, como filtrar os resultados de acordo com data de modificação ou tamanho, por exemplo, e escolher manual ou automaticamente quais arquivos serão apagados.

5. Duplicate Cleaner

Para quem procura por um programa com recursos avançados para encontrar arquivos duplos, a dica é o Duplicate Cleaner. A ferramenta analisa em detalhes cada documento, como similaridade entre imagens, vídeos, texto e até os dados de tag de um arquivo de música. Depois de tudo pesquisado, você conta com um assistente para remover os arquivos presentes em dobro em sua máquina. E tudo isso em uma interface moderna e fácil de ser utilizada.