11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de...

11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura

55798
62
COMPARTILHE
E ai? Vai encarar?
E ai? Vai encarar?

Curso de Arquitetura

Dicas para estudantes do curso de arquitetura que estão prestes a começar seu curso: chá vs café, poder dormir e quando a ignorar o seu professor.

Curso de Arquitetura E ai? Vai encarar? Arquitetura é só o começo!
Curso de Arquitetura E ai? Vai encarar? Arquitetura é só o começo!

1 Dica para o Curso de Arquitetura

Beber chá não café. O café é ótimo para uma súbita explosão de energia sustentando-lhe durante noites em CAD, mas cuidado! A cafeína no café é recebida em seu sangue rapidamente dando-lhe uma corrida inicial, que, se mantido, fará com que o seu corpo queime-a rapidamente. Uma forte caneca de chá tem uma quantidade similar de cafeína, mas ela será liberada de forma mais gradual e o manterá focado, e calma por mais tempo. O chá também é um antioxidante, alivia a tensão e é menos fácil de fazer. E ai estudante do Curso de Arquitetura? Se curte chá ou café!?

arquitetura, cafés e chás podem ser tudo ou nada
arquitetura, cafés e chás podem ser tudo ou nada

2 Dica para o Curso de Arquitetura

Fazer traços e desenhos com as mãos. O desenho não é apenas uma maneira de se comunicar com os outros é também uma maneira de pensar. A partir de esboços “bagunçados” de Le Corbusier para as grandes pinturas de Zaha Hadid, o desenho é essencial para a prática, a cultura e o progresso da arquitetura.

desenhar também é cultura
desenhar também é cultura

3 Dica para o Curso de Arquitetura

Quando fizer seus modelos (maquetes) do curso de arquitetura, as conhecidas e benditas maquetes, utilize um bisturi afiado. Lâminas de bisturi não são baratas. Quando compradas em lojas artesanais tendem a despontar rapidamente, mas não fique tentado a cortar seus custos usando lâminas de qualquer mercearia. Se você escorregar e cortar-se uma lâmina cega ela te dará um ferimento sujo e doloroso, que leva uma eternidade para curar. No entanto, se você se cortar com uma lâmina nova p corte será mais limpo, vai curar mais rápido e se grave será mais fácil para um médico costurar. Você pode economizar dinheiro comprando lâminas de bisturi pela internet.

Não seja mão de vaca! Tenha otimas ferramentas
Não seja mão de vaca! Tente possuir ótimas ferramentas

4 Dica para o Curso de Arquitetura

Pinos em linha reta. Soa como: nossa que básico, mas é incrível como muitas pessoas no primeiro ano do curso levam fitas e apressadamente colam seus desenhos em paredes e quando retiram lá se vai pedaço do desenho na fita. Mesmo um esboço no papel manteiga rasgado merece algo melhor do que isso! Invista em uma enorme caixa de alfinetes e linha, para que seus desenhos fiquem junto uns com os outros e bem alinhados na parede.

pinos e linha, meio que básico
pinos e linha, meio que básico, curso de arquitetura

5 Dica para o Curso de Arquitetura

Seus professores são uma fonte inestimável de sabedoria e de idéias. Quer uma dica? Abuse deles. Não espere uma semana para ver o seu professor; busque incansavelmente os seus conselhos, opiniões e críticas de vários professores da sua escola. Bater em suas portas, enviar emails, persegui-los pelos corredores, fazer emboscada perto dos seus escritórios. Faça o que for preciso.

abuse do seu professor e sugue o que ele tem de melhor
abuse do seu professor e absorva o que ele tem de melhor

6 Dica para o Curso de Arquitetura

O conhecimento dos seus professores tem limites. Inteligência, experiência e contundentes críticas que eles possam ter, o monopólio da verdade eles não possuem. Algumas vezes, o melhor professor é aquele que diz pra você projetar a casa azul e assim você se torna ainda mais determinado a projetar a casa vermelha. Escute cuidadosamente e compreender o seu ponto de vista, mas tome o que seus professores dizem com uma pitada de sal.

7 Dica para o Curso de Arquitetura

Durma com cautela. Até o final do seu tempo no curso de arquitetura seus amigos poderão experimentar todos os ciclos de dormir sob a luz sol. Alguns juram que 20 minutos de sono é mais refrescante do que 40.Outros irão alternar para dormir em explosões de quatro horas. Você vai ver os alunos fazendo camas embaixo suas mesas de trabalho no estúdio ou estarem a 80 horas sem dormir. Pode haver momentos em que você tem que trabalhar até mais tarde, mas a verdade é que você nunca vai produzir um grande trabalho quando exausto – muito melhor para ficar focado e produtivo durante as horas normais de trabalho do que deixar o seu curso de roubar o seu sono e produtividade. Mantenha um horário regular diário. Dê a sí mesmo momentos de descanso e mantenha-os e fique com eles.

descanse e durma bem
descanse e durma bem

8 Dica para o Curso de Arquitetura

Assinar uma revista. Regularmente lendo uma revista de arquitetura será uma valiosa fonte de inspiração.Uma boa revista deve desafiá-lo a pensar profundamente sobre a arquitetura e sua relação com o resto do mundo, mas também deveser uma leitura cuidadosa para entender como cada projeto foi maravilhosamente concebido. Do ponto de vista a diferença entre os alunos que estão lendo regularmente artigos e pequenos ensaios em revistas de arquitetura e aqueles que não estão é dramática comparada a de um professor.Felizmente muitos revistas de arquitetura apresentam grandes promoções estudantis, encontre-os!

9 Dica para o Curso de Arquitetura

Os sistemas de classificação das universidades são estranhos e em arquitetura a marcação é brutal. Os estudantes que estiveram no topo sua classe social durante toda a sua vida chegam à escola de arquitetura e se encontram numa luta intensa para obter suas marcas de última geração. Ter coração.A sua nota final é bem menos importante do que as competências e portfólio que você irá construir em seu caminho de vida. A formação de arquitetos aclamados internacionalmente está repleta de profissionais que fizeram mal na escola arquitetura, abandonaram ou não estudaram arquitetura em absolutamente em nenhuma universidade.

voce será criticado
você será criticado

10 Dica para o Curso de Arquitetura

Coma comidas deliciosas. Com tantos prazos, pode ser tentador comprar as refeições prontas e delivery ao invés de perder tempo. Esta é uma falsa economia. Uma boa dieta dá mais energia ao longo do dia, mantém seu corpo  saudável e prepara você para uma vida bem mais interessante. Se você não tiver os próximo a sua casa, cuide já a aprender a cozinhar algumas refeições simples e em grandes quantidades que possam ser mantidas por alguns dias, como as sopas, cozidos, massas e doces.

alimente-se bem
alimente-se bem

11 Dica para o Curso de Arquitetura

Saia da rotina e vá explorar. Viaje frequentemente e tente ter uma mente aberta. Entenda culturas e tradições diferentes para o seu próprio conhecimento. Isso não significa, necessariamente, sair de jatinho para  todo o mundo ou pegar uma carona para o Marrocos. Onde quer que esteja baseado haverá uma miríade de comunidades desconhecidas paisagens e de fácil acesso. Conheça o país que você está estudando e melhor – mesmo se você cresceu lá.

explore os limites do seu conhecimento
explore os limites do seu conhecimento

Fonte: AR

  • Cleyton Zad Queiroz

    Gostei muito. Sou estudante do curso “Técnico em Edificações” e Trabalho com Maquete eletrônica. Arquitetura é o próximo passo.

  • Pablo Cesar

    Faltou dizer: você vai aprender a projetar coisas lindas. Mas não se esqueça de aprender a manufaturá-las com suas próprias mãos, porquê dinheiro para comprá-las vai vir muuuuito, rsrs.

  • Evila Araruna

    Gostaria de ter tido essas informações antes de ter ingressado no curso. Aprendi com o tempo que todas essas informações são valiosas. Para os que pretendem fazer arquitetura todos esses conselhos são válidos, ainda acrescentaria um, a paciência consigo mesmo. Muitas vezes nós arquitetos em formação devido prazo de entrega entramos em um verdadeiro dilema interior, que é transmitido em forma de estresse, desespero, pressão por querer dar o melhor sempre, no entanto muitas vezes respeitar o nosso tempo, é crucial para a realização de um bom projeto. Nem sempre a tão esperada solução arquitetônica pode ser concebida no prazo de entrega do trabalho, então uma dica é ter paciência e perseverá.

    • Marcos Pereira

      Excelente observação srtª Evila Araruna 🙂

    • Afife

      Ótima informação!!!! Eu também gostaria de ter tido essas informações antes de ingressar no curso. Mas a sua dica é valiosíssima. Eu mesma sofri demais com crises de stress, por não ter “aquela inspiração” antes de entregar os trabalhos, me cobrava muito. E por fim, acabava entregando algo que não era o esperado. Infelizmente.

    • Nathalia Pontes

      Concordo plenamente!

    • Kauê Gonçalves

      eu te amo

      • Évila Araruna

        Como chegou a essa conclusão? kkk

    • Maenne

      Olá, gostaria de saber onde estudou e sobre o VHCE, como é o teste?…

  • Suzana

    Agradeço as dicas, ano que vem começo a cursar arquitetura!
    Gostaria de algumas recomendações sobre revistas de arquitetura, desde já, obrigada 😉

    • Fran

      Revista Projeto da Editora Arco

      • Suzana

        Obrigada pela dica!

    • Erick Cavalcanti Serejo

      Se você quer uma boa leitura, vou te recomendar um p… livro de arquitetura. Não é só mais um livro, é bom de verdade. Se chama:

      O Interior da História – Historiografia Arquitetônica para uso de Latino-Americanos. Autor: Waisman, Marina. Editora: Perspectiva

      É um livro de ampla recomendação, curiosos, profissionais, professores, estudantes inclusive de mestrado. Todo estudante deveria ler esse livro.

    • Eduardo

      Summa+ é a melhor

  • Aline Marcelino

    DICA: COCA COLA AJUDA TAMBÉM…. mas acho que vou tentar o chá, porque a Coca parece que depois de umas 2 ou 3h você começa a ficar meio drogado…. ‘tenso’.

    • Erick Cavalcanti Serejo

      Eu tomava energético…hahaha

  • Paulo Silva

    E se você não suporta física e matemática, por mais simples que seja, corra enquanto há tempo!

    • samuka192

      É sério?

    • Alice Souza

      Sério??? 😱😱😱😱😱😱

  • Vinícius Philot

    Gente mas que tradução ridícula é essa ? Ou sera que o autor do texto estava bêbado?

  • Marlon Henrique

    Tava super ansioso pra começar, agora estou com medo! rs.

    • Alice Souza

      Tb… 😢😢😢

  • juju

    A traduçao está sofrível, mas o texto é interessante.

    • Erick Cavalcanti Serejo

      Realmente, valeu pelo conteúdo.

  • Erick Cavalcanti Serejo

    Lembrou toda a minha faculdade. É um puta dum curso, o problema é que as vezes a gente não valoriza, fica acomodado e não corre atrás o tanto que deveria.

  • Bruna Alcine

    Adorei as dicas, pretendo usá-las quando entrar no curso de arquitetura.

  • Stephanie Moura

    Tenho um grande sonho de ser arquiteta, adoro desenhar e fico encantada com qualquer coisa que seja relacionada a este curso. Ainda estou no 2 ano do ensino medio, por isso gostaria de saber se esses livros me seriam util! Ou estas revistas.
    E sim, estou determinada a fazer arquitetura rs

  • Essas dicas valem para várias profissões, design também.

  • Pingback: 11 dicas importantes para quem vai estudar Engenharia! | Engenharia do FuturoEngenharia do Futuro()

  • Pingback: 11 Coisas que você precisa saber antes de fazer o curso de Arquitetura | Um Arquiteto Em Formação()

  • noeme pereira

    quero fazer arquitetura mas não sei desenha muuiiitooo mais gosto, sera que vai dar certo ?

    • Bruno Lucas

      Vai sim!!
      desenho eh algo que vc deve trabalhar com o tempo!!!
      Até mesmo para mim que desenho muito bem tive obstáculos a enfrentar e não a nada que te empeça de vence-los>>>>

      E ainda mais vc vai deixar de desenhar por conta dos programas que hj são mais usados. NO entanto na faculdade vc vai ter as oficinas de desenho, atelie, expressão e representação que são justamente para vc desenvolver melhor a sua técnica e até pq isso eh obrigação das IES por lei do Mec.

      Portanto fique tranquilis a quanto o desenho arquitetônico!
      Valeu!

    • Adhila

      Noeme, tudo o que você tiver MUITA vontade de aprender, você aprende com perfeição. Mas não se esqueça de ler muito e aprender a escrever corretamente, a leitura vai aprimorar não só os seus desenhos, mas sua escrita. Vá em frente, em tudo faça sempre o melhor e corra em busca de seus sonhos. Abraços…

  • Bruno Lucas

    Realmente a ideia se faz no que eu faço. O bisturi já havia escutado antes. E gosto muito da minha área. Comecei gostando de Educação Artística e depois de construção. Então decidi estudar arquitetura. Enquanto a época de entrar para uma faculdade não chegava, me formei em cursos técnicos para que quando adentra-se na faculdade já soube-se muita coisa a respeito de meu objetivo. Hoje estudo Arquitetura, estou no 4º semestre. E como disse, antes disso me preparei. Fiz cursos técnicos: Meio Ambiente, Florestas, Desenho Arquitetônico, segurança no trabalho, e atualmente também estudo Ciências Biológicas Botânicas; o motivo é bem claro. Adoro Paisagens, e como Arquiteto e Biólogo Botânico posso ser mais que hapto ao serviço de paisagismo.
    OK pessoal espero que meu modo de formação possa ajuda-los!!

  • Wendder Gomes

    Sou estudante, tenho 14 anos,penso em ser arquiteto e engenheiro..
    Alguem ai tem alguma dica de alguma formação/curso.. que eu poderia fazer antes de tentar ser arquiteto?

  • Wendder Gomes

    Mas só fala beber chá e não café.. Mas não diz especificadamente qual tipo de chá… :/

  • anonymous

    Sou Estudante, e Já estou Terminando Curso de Arq e Urb, Isso que falam que ficará noites sem dormi, eu posso dizer que e coisa passageira, tipo, cada semestre 1 a 2 materias vai te deixar doido em 1 a 2 semanas no prazo de entrega, e um Curso Ralado, não e facil, por que Além de você ficar Focalizado em Projetos, tem que saber tudo sobre Histórias como surgiu etc, topografia pouca matematica, e quase todo curso de Fisica, isso mesmo Fisica, resistência dos Materiais e Concretos, e bem Dificil. agora pra Aluno que não faz nada, fica em festas toda semana, não tira tempo pros estudos, creio que vai ter noites duras.

  • Priscila

    Bem tenho apenas 16 anos , mais já procuro saber mais sobre essa profissão, mais tenho medo de algo seila talvez seja a matemática ou a física , como falarão que tem , mais eu tenho amor em desenhar e em paisagem sou criativa quando quero viajo no meu pensamento , mais como eu disse tenho medo de errar, tenho medo de não ser oque eu tenha que fazer . Se alguém puder explica mais a mim porque quero fazer 18 e já começa uma faculdade.

    • kaique

      oii tambem penso que nem vc tenho 16 tambe e quero ser aquiteto

    • Frank Alcino

      Filhona… vai com medo mesmo!

  • Diogo

    Adorei todas essa dicas que sinceramente acho que serão muito úteis para quando ingressar no meu curso. Estou entrando agora no 3º ano do ensino médio e determinado a cursar arquitetura. Desde pequeno eu desenho e projeto casas, edifícios e todo tipo de coisa e estou muito nervoso com toda essa pressão de entrar na faculdade e tudo mais. Queria saber se existem cursos para eu poder me preparar pra adentrar no curso?

  • Mark

    Uma pergunta: se eu fizer arquitetura eu vou começar a escrever errado assim?

    Não me leve a mal, mas os constantes erros de concordância, gramaticais e de pontuação são resultados da falta de tempo, de sono, ou tudo junto?

  • Anderson Alves Cardoso

    Tenho apenas o 2°grau escolar,estou querendo iniciar um curso na área de Arquitetura ,seria melhor uma faculdade,mais não tenho condições de pagar.
    Motivação eu também tenho,facilidade com gráficos também tenho.Minha dúlvida para qual tipo de cliente que eu vou oferecer o meu serviço em qual lugar posso incistir para meus conhecimentos serem vendidos?
    Aguardo respostas,valeu …

  • Lucas Coelho

    Uma coisa que impacta bastante depois do curso, que eu queria saber , a remuneração atual da área é satisfatória?

  • DjFLagGer ZeuS
  • Icaro Severo

    Muito obrigado esto entrando agora na faculdade pra cursa arquitetura. valeu pelas dicas vão mim ajuda muito durante meu curso

  • Pedro

    Me deixou mais interessado, e animado a estudar arquitetura, ainda estou no 1° ano de ensino médio, sou técnico em informática, mas estou me apaixonando cada vez mais por arquitetura, se algum puder me indicar revistas desse assunto eu agradeço.

  • Caio Valle

    Não sou muito bom com matemática (pra não dizer péssimo). Quero saber se o fato de eu ser totalmente humanas, vai ser um obstáculo pra mim no cursoárea. Alguém que cursacursou, por favor, pode me responder?

  • Larissa Gomes Marangne

    Estou no curso técnico de edificações e pretendo fazer faculdade de arquitetura em breve, eu amo absolutamente tudo neste curso, mas tem um problema, eu nao sei desenhar e isso pode atrapalhar meus planos… O que acham que eu posso fazer?

  • Lucas Rosa Oliveira

    Sou estudante do ensino médio 3°ano queria saber si estas revistas podem me ajudar? porq eu pretendo fazer arquitetura

  • Jakson Farias

    Bom, eu tenho um conceito formado sobre o curso de arquitetura. Não acredito muito no
    que é falado, por que já vivi isso é sei do que se trata. Realmente é um curso
    trabalhoso, demorado, caro e difícil isso não tem duvida. Um curso com muitos
    trabalhos a fazer e curtos prazos para entrega. Também tem uma das maiores
    cargas horarias, totalizando 5 anos dentro de uma universidade. O preço em
    relação a cursos desses, digo normais é bem salgado, chega a mensalidades de
    900 a 1500 reais. Bem, vou direto ao meu conceito. Durante o tempo que estive
    na faculdade, ou seja, conclui o curso acadêmico no período de 5 anos,
    trabalhava o dia inteiro e a noite ia pra faculdade. Sempre dormi cedo, não
    virei noites e noites, não tomei xicaras e mais xicaras de café ou chá, não
    emagreci e não adoeci. Não digo que isso foi um caso a parte. Como fiz isso? Fazia os
    meus trabalhos todos bem antes do tempo pra serem entregues, hoje vejo pessoas
    com 3 dias pra entregar se matando pra tentar fazer mais ou menos. Estudava pra
    provas escritas, uma semana antes, vejo que alguns pedem pra adiarem por não dá
    tempo de estudar, ou viram a noite estudando pra tentar resolver questões de cálculos
    que levaria uma semana pra entender. Ao fazer minhas maquetes, levantava sempre
    mais cedo e durante o sábado, sem comprometer o meu dia, fazia uma parte. Não faltavam
    aulas, mesmo que sejam uma daquelas aulas chatissimas, se faltar no outro dia
    pegava informações sobre a aula faltada. Quando eu voltava das ferias, só via
    meus amigos, uma semana ou duas depois, pois diziam que não havia nada pra ser
    feito naquela semana, que era uma semana só de bate papo, kkkkk. Um erro
    muito grave, pois nessas semanas que são as diretrizes para o semestre. Enfim,
    se gosta de arquitetura, não vejo o porquê ter empecilhos para cursa-lo. Dê
    foco que as coisas andam muito bem. Abraço a todos e Good luck!!!!!

    • Victor Emmanuel

      Cara, vou seguir o seu conselho!! Obrigado!

  • Johnatas Philipe

    Começarei agora em 2016, estou ansioso e com um pouco de medo pois decidi trocar de ciências biológicas para arquitetura e urbanismo.

    • Recomendo que você aproveite as férias pra estudar alguns softwares que são usados em Arquitetura, pra você não ficar perdido!!!

  • Alice Souza

    Gente por favor ajudem está pobre alma aqui.. estou começando o curso. Mas a nove anos sai do ensino médio e não sou gênio da matemática. Na verdade não gosto de matemática.. estou com medo… e agora o q eu faço???